A Turismo Centro de Portugal renovou a certificação de qualidade. No âmbito da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) conforme norma ISO 9001:2008, atribuída em 2009 à Entidade Regional Turismo Centro de Portugal (TCP), decorreu na passada quarta-feira, dia 16 de dezembro’15, a auditoria de renovação do Certificado de Qualidade. Sem registo de “não conformidades” e com o voto de confiança da equipa auditora, a TCP dá agora início a um novo ciclo de 3 anos de implementação do SGQ.
A Turismo Centro de Portugal é pioneira na implementação de um processo de certificação, sendo a primeira Entidade Regional de Turismo nacional a certificar os seus serviços. A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade permite definir um conjunto de objetivos, assim como, a criação dos respetivos indicadores de monitorização e avaliação.
O sistema é baseado no envolvimento das pessoas e na motivação para a melhoria contínua. Neste contexto, as falhas detetadas no exercício da atividade são consideradas como agente de aprendizagem, e meio para melhorar os procedimentos.
Conforme relatório final apresentado pela equipa auditora são considerados cinco pontos fortes no SGQ: A valorização turística do território e os meios utilizados para promoção e divulgação turística; a integração dos objetivos e indicadores definidos para as várias áreas, num único documento; o investimento em outdoors para promoção da marca; a formação frequentada pelos colaboradores e a adequação das infraestruturas à atividade desenvolvida. O documento apresenta oportunidades de melhoria que visam agilizar metodologias operacionais.