Sistema de transportes da Região de Aveiro debatido na Reunião do Executivo Municipal de Ílhavo.

A Câmara Municipal de Ílhavo quer integrar as zonas industriais nas rotas do Sistema de Transportes da Região de Aveiro mas, não será de imediato.

João Campolargo, líder da autarquia, admite que a ligação da Estação da CP aos terminais do Porto de Aveiro e zonas industriais do Concelho é "uma aposta que será estudada".

O autarca acredita num sistema dinâmico a na monitorização das rotas que vai permitir ajustamentos para adequação às necessidades.

Ainda assim avisa que as 'rotas deficitárias' serão pagas a título de compensação pelas autarquias. (com áudio)

O autarca de Ílhavo explica que existe 'pressão de calendário' para deixar o aditamento aos contratos interadministrativos de delegação de competências do serviço público de transporte de passageiros aprovados até final do mês.

Trata-se de uma operação que deverá começar em Junho ou Julho, sabendo-se que os primeiros meses do ano vão merecer um acompanhamento para perceber qual o impacto das rotas e a assiduidade dos utilizadores para daí tirar conclusões sobre as compensações devidas ao operador.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) lançou o Concurso para um período de cinco anos, pelo valor base de 1.6 milhões de euros (+ IVA) atribuídos a título de compensações pelas obrigações de serviço público. O operador vencedor, do grupo Israelita AFIFI, apresentou-se com um valor abaixo do preço base e com garantias de poder utilizar autocarros de nova geração o que surpreendeu os municípios da região. (com áudio)

Em 2020 não houve concorrentes ao primeiro Concurso lançado mas 2022 permitiu encontrar uma  resposta no mercado, com essa empresa.

É um Concurso com 'lote único' de dez operações municipais (com a exceção de Aveiro que tem concessionada há cinco anos a sua operação municipal) e da operação de todas as linhas inter-municipais.

O autarca de Ílhavo manifesta-se otimista de que este pode ser o ponto de partida para um tempo novo na rede de transportes mas a oposição está preocupada com a resposta interna.

Sérgio Lopes, do PS, admite que são esperadas melhorias na ligação dos diferentes municípios à cidade de Aveiro, potenciando os trajetos mas não esconde que esperava mais quanto aos circuitos internos dentro do município de Ílhavo. (com áudio)