São Salvador acusa Câmara de Ílhavo de falta de informação sobre processo da ponte da Vista Alegre.

A Junta de Freguesia de São Salvador esclarece que a falta de “posição formatada” sobre a ponte da Vista Alegre resulta da falta de informação por parte da Câmara de Ílhavo.

Um dia depois de ter assumido um discurso apaziguador na celebração do aniversário da elevação de Ílhavo a cidade, João Braga clarifica a posição ou falta dela sobre o encerramento da ponte e as vias para encontrar solução para as travessias responsabilizando a Câmara Municipal.

O autarca de freguesia lembra que o exercício de funções exige “colaboração institucional transparente e ativa, especialmente no que concerne a intervenções estruturantes como a Ponte da Vista Alegre”.

E esclarece que “até à presente data”, a Junta “não foi consultada nem integrada em qualquer fase do processo de decisão ou planeamento, não existindo qualquer reunião de trabalho, convocatórias para sessões de esclarecimento, vistorias e até mesmo receção de qualquer parecer técnico ou nota sobre eventuais anomalias”.

Explica que perante essa ausência de informação não pode tomar qualquer “posição institucional formatada”, uma vez que a “autonomia autárquica e a defesa dos interesses da população dependem de uma concertação que, neste processo, até ao momento foi ignorada”.

“A posição da Junta de Freguesia assenta na premissa de que este direito deve ser salvaguardado, sendo a prioridade, a defesa intransigente da população e a apresentação de soluções concretas, eficazes e duradouras para o problema que afeta a nossa comunidade”.

O executivo de João Braga reivindica o “seu lugar de direito na gestão das questões locais” e “assume uma postura firme na defesa dos seus fregueses, balizando a sua atuação pelo compromisso inabalável com a qualidade do serviço público”.