Os órgãos e Plenário de Militantes do PS aprovaram, com aclamação, os cabeças de Lista à Câmara Municipal, Assembleia e Juntas de Freguesia.
Depois de ter sido anunciado o nome de Manuel Sousa para a Câmara de Aveiro, é indicado Francisco Picado para a Assembleia.
Nas listas às Juntas as principais novidades são o apoio a uma lista de independentes em São Bernardo que, segundo alguns meios, conta com a participação de Élio maia, antigo presidente de Junta e antigo presidente de Câmara.
O independente David Iguaz, membro do coletivo Juntos pelo Rossio, que luta contra a construção de estacionamento subterrâneo, é o candidato à Junta da Glória – Vera Cruz.
Até há poucas semanas apresentado como ativista do movimento "Cidadãos por Aveiro", um movimento independente em fase de criação, Iguaz vai liderar a lista do PS à união de freguesias do centro da cidade.
Ao longo do mandato, o líder do movimento Juntos pelo Rossio envolveu-se em polémicas com a autarquia - chegou a prender-se a palmeiras no Rossio e esteve envolvido numa polémica com um empreiteiro numa obra em São Bernardo - e chegou a ser apontado por Ribau Esteves como “Vereador Sombra do PS” e de fazer parte de um esquema de cooperação política com o PS em frente "anti-CMA" pela judicialização de processos.
O próximo combate será nas urnas.
Anabela Saraiva em Aradas, Sónia Pião em Cacia, João Morgado em Eixo-Eirol, Luís Martins em Esgueira, Andreia Batista em Oliveirinha, Pedro Oliveira em Requeixo-Nossa Senhora de Fátima e Nariz, Romy Aparício em Santa Joana e António Aguiar em São Jacinto são os nomes escolhidos.
O Partido Socialista diz estar preparado para dar a Aveiro "lideranças que inspiram serenidade, coerência, concertação de todas as opiniões e ideias, proximidade com as pessoas, trabalho dedicado para resolver todos os dias o que mais importante na vida de cada um e de cada uma”.