O PS critica a forma como o Governo está a tratar da passagem do Hospital de São João da Madeira para as mãos da Misericórdia local.
Susana Correia, Deputada do Partido Socialista eleita pelo círculo eleitoral de Aveiro, confrontou a Ministra da Saúde, em recente audição parlamentar, com a necessidade de esclarecimentos sobre a decisão.
Exigiu apresentação de dados justificativos do “racional que comprova que aquela transferência representa um ganho para a população, para os profissionais e para o SNS, ao invés do que parece ser o desmantelamento da capacidade instalada naquele hospital, que integra a rede pública naquela região”.
“Se tirarmos os recursos do SNS é certo que chegará o momento em que o SNS não vai conseguir responder”, afirmou a deputada.
A Ministra foi ainda confrontada com a alegada falta de envolvimento dos autarcas locais.
Na resposta terá deixado claro que esta é uma “decisão política” mas para o PS não faz sentido tomar decisões sem ter em mãos os estudos de avaliação da relação custo-benefício para o SNS e para as populações.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) defendeu, este fim de semana, "a gestão pública das instituições de saúde, e não reconhece vantagens na entrega da gestão de hospitais e unidades do SNS, cuidadas e reabilitadas pelo Estado, ao setor privado ou social".