Ulisses Pereira, na qualidade de presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Noruega, liderou uma delegação de parlamentares que recebeu esta quarta-feira, na Assembleia da República, o embaixador deste país em Lisboa, Ove Thorsheim.
O encontro deu especial atenção o programa “EEA Grants”, que tem permitido a Portugal um elevado financiamento de projetos, nomeadamente na área da Economia do Mar.
A existência de relações comerciais fortes com a região de Aveiro, nomeadamente do setor do pescado, e o desejo de as incrementar, foi também objeto dos debates travados nesta reunião de trabalho.
Na ocasião, Ulisses Pereira destacou ainda o investimento crescente que os fundos de investimentos noruegueses têm feito no nosso País, assumindo uma relevância crescente o que deve ser saudado.
Recorde-se que o “EEA Grants” é composto pelos estados membros da União Europeia e três países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Islândia, Listenstaine e Noruega, que partilham o mesmo Mercado Interno.
Através deste mecanismo financeiro estes três países, na qualidade de estados dadores, financiam, em 16 estados membros da União Europeia, entre os quais Portugal, iniciativas e projetos em diversas áreas programáticas, com vista a reduzir as disparidades económicas e sociais e a reforçar as relações bilaterais entre os estados doadores e os estados beneficiários.