O Porto de Aveiro vai modernizar o sistema de controlo de tráfego.
As Administrações do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz deliberaram, no passado dia 22 de fevereiro, abrir um procedimento por concurso público para a modernização tecnológica do VTS (Vessel Traffic Service).
Este projeto permitirá desenvolver um sistema de controlo do tráfego de navios “mais moderno e eficaz”, disponibilizando infraestruturas portuárias “dotadas de condições de segurança na navegação substancialmente reforçadas” e “contribuir para a captação de novos serviços marítimos nos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz”.
O valor base do procedimento é de 2.975.000,00 Milhões de Euros, dos quais 2 Milhões de Euros destinam-se à realização dos trabalhos de modernização do VTS do Porto de Aveiro e 975 Mil Euros à realização dos trabalhos de modernização do VTS do Porto da Figueira da Foz.
A adjudicação do procedimento prevê-se que ocorra em finais de maio, sendo o prazo máximo de execução dos trabalhos de 270 (duzentos e setenta) dias contados a partir da outorga do contrato.
O investimento de modernização do VTS do Porto de Aveiro será financiado por fundos comunitários no âmbito do Programa Sustentável 2030, até ao montante de 1,2 milhões de euros, encontrando-se à data aberto o respetivo Aviso para submissão de candidatura pela APA.
O sistema VTS permite monitorizar o tráfego marítimo, acompanhando o movimento dos navios e garantindo a segurança de navegação em áreas limitadas ou com restrições à navegação, reduzindo-se o risco de acidente e mitigando os eventuais danos dele resultantes, nomeadamente para o meio ambiente.
Este sistema integra tecnologia de Radar, de AIS (Automatic Identification System), RDF (Radio Direction Finder), dados meteorológicos e comunicação rádio em VHF.