"Poder apresentar esta obra no Japão é uma honra e um tributo à dimensão universal desta embarcação" - Ribau Esteves (Expo Osaka)

O Presidente da Câmara de Aveiro apresentou, em Osaka, no Japão, o livro “A Sagres em Aveiro 2024”.

Participação na Expo Osaka, evento mundial de seis meses que decorre na cidade Japonesa.

A obra, apresentada por Ribau Esteves no Pavilhão de Portugal, celebra a passagem histórica do Navio-Escola Sagres pela cidade de Aveiro.

Trata-se de uma publicação da Câmara de Aveiro (CMA) que assinala a primeira presença do Navio-Escola Sagres em Aveiro, no Cais do Sal, em maio de 2024, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha e no ano em que Aveiro foi a primeira Capital Portuguesa da Cultura.

“A chegada do Navio-Escola Sagres ao centro de Aveiro foi uma operação ousada e inédita da Marinha e da Câmara, que mostrou a força e a determinação de um Povo que acredita na sua cidade e nos seus canais como palco de cultura, de inovação e de futuro”.

"Poder apresentar esta obra no Japão é uma honra e um tributo à dimensão universal desta embarcação e da ligação dos Portugueses e dos Aveirenses ao mar, fazendo-o no Pavilhão de Portugal que tem como tema Oceanos, Diálogo Azul”, afirma Ribau Esteves.

O autarca lembra que se tratou de uma presença carregada de simbolismo.

“A Sagres em Aveiro 2024” evoca o simbolismo nacional do Navio-Escola Sagres, retrata o entusiasmo da população de Aveiro com o navio e demonstra a capacidade logística e cultural da cidade para acolher grandes embarcações em pleno coração urbano”.

A obra reúne testemunhos de visitantes, autoridades civis e militares, bem como dados históricos sobre o navio e fotografias de uma semana de eventos que marcaram a cidade.

O livro, com edição bilíngue (português/inglês), é promovido internacionalmente ao longo da Expo Osaka 2025 como parte da estratégia de afirmação cultural e turística de Aveiro, a partir do Pavilhão de Portugal.

O livro vai ter uma sessão de apresentação pública na Feira do Livro de Aveiro que se realiza de 20 de junho a 6 de julho 2025.

Ribau Esteves realçou a importância de Portugal apostar mais na utilização do Navio Sagres como “embaixada promotora do País em todo o Mundo”, assim como lembrou a “importância e a urgência do investimento” de recuperação do Navio Treino de Mar Creoula.

A presença do Presidente da Câmara de Aveiro em Osaka inseriu-se na agenda oficial da visita ao Japão da comitiva da Câmara de Aveiro, que incluiu já encontros institucionais e visitas em Tóquio e em especial na cidade de Oita, geminada com Aveiro desde 1978, e que prosseguiu com contactos de cooperação cultural e económica no contexto da Exposição Mundial.