O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Albergaria-a-Velha está em discussão pública até dia 14. Este documento que identifica a atuação dos vários serviços, organismos e estruturas que devem estar envolvidas em operações de proteção civil de âmbito municipal, ficou concluído na sequência da reunião de julho da Comissão Municipal de Proteção Civil, que aprovou a sua elaboração.
“Tem como objetivo antecipar cenários suscetíveis e expectáveis de desencadearem um acidente grave ou catástrofe, definindo a estrutura organizacional e os procedimentos para a preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência”.
O Diretor do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil é o Presidente da Câmara Municipal. Cabe-lhe assegurar a direção, coordenação e controlo do PMEPC e das medidas excecionais de emergência, de forma a minimizar a perda de vidas e bens e danos ao ambiente, assim como assegurar o restabelecimento das condições mínimas de normalidade. O Plano só deve ser ativado quando se verifica a necessidade de adotar medidas excecionais, que não estejam contempladas na atividade normal da Proteção Civil Municipal.