Oliveira do Bairro: Vítimas das tempestades recebem apoios.

Oliveira do Bairro aprovou avaliou 13 candidaturas no âmbito dos apoios às vítimas das intempéries e aprovou 9 com 8 já pagas.

A autarquia adianta que já concluiu a avaliação de todos os pedidos de apoio apresentados para a recuperação de habitações próprias e permanentes, bem como de habitações arrendadas, danificadas pelas tempestades ocorridas no final dos meses de janeiro e fevereiro.

A autarquia bairradina analisou 13 candidaturas, posteriormente remetidas à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), entidade que já concluiu igualmente a respetiva apreciação.

Foram aprovadas nove candidaturas, encontrando-se apenas uma ainda por liquidar.

As restantes quatro candidaturas foram indeferidas, por não ter sido possível efetuar as respetivas vistorias técnicas, em virtude de os proprietários não terem facultado o acesso aos imóveis para esse efeito.

Relativamente aos montantes envolvidos, o valor global solicitado no âmbito das candidaturas ascendeu a 71.769,75 euros.

Após avaliação técnica efetuada pelos serviços municipais, foi validado um montante total de 40.222,00 euros, tendo a CCDR Centro já procedido ao pagamento de 34.872,00 euros.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, os apoios atribuídos corresponderam, “na quase totalidade dos casos, aos valores inicialmente solicitados pelos nossos munícipes e validados pelos serviços municipais, refletindo o reconhecimento integral dos prejuízos considerados elegíveis no âmbito desta medida de apoio”.

O autarca salientou igualmente a colaboração e prontidão demonstradas pelos requerentes no envio da documentação necessária à instrução dos processos, “documentação essa extensa e indispensável para a correta apreciação das candidaturas”, destacando ainda a celeridade com que os serviços municipais procederam à análise e tramitação dos pedidos.

“A rapidez com que este processo foi conduzido demonstra bem o respeito e a solidariedade que temos para com os nossos munícipes, em particular com aqueles que foram mais afetados pelas intempéries do início do ano, mas também evidencia o elevado profissionalismo e sentido de serviço público dos nossos técnicos”, acrescentou Duarte Novo.