A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) inaugurou, esta segunda-feira, as novas BUGAS.
Uma nova etapa no programa que passa de Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro para bicicletas com sistema de GPS, cartão e app associados, que poderão ser utilizadas em todo o Concelho.
São 204 bicicletas, mais 124 do que o modelo anterior, com aumento do número de estações da BUGA.
Com a incorporação de sistema GPS a autarquia consegue saber quais as rotas mais percorridas pelos utilizadores, possibilitando “melhor gestão dos espaços públicos”.
Foram ainda criados um cartão e uma aplicação para facilitar a sua utilização.
O cartão poderá ser carregado e o valor será deduzido a cada utilização da BUGA. A aplicação permitirá aos cidadãos gerir, a partir do seu telemóvel, a utilização das bicicletas.
Ribau Esteves explica que se trata de uma aposta que reforça a oferta (com áudio)
“Aveiro foi pioneira, a nível nacional, no conceito de bike sharing com a criação da BUGA e, ao dar este passo, continuamos a estar na vanguarda. Aumentámos a oferta deste serviço para todo o Concelho e apostámos na inovação, com a criação de uma aplicação e de um cartão de utilização".
O autarca explica que apesar de manter o nome e manter em operação algumas bicicletas antigas de utilização gratuita, o novo sistema vai mais longe.
"A BUGA existe desde 1999 e o nome já faz parte do léxico não só dos aveirenses, como dos portugueses. Por isso, optámos também por manter o nome BUGA, com a consciência de que esta é a decisão certa para honrar a história e o prestígio destas bicicletas e desta marca de Aveiro”.
Os utilizadores das novas bicicletas terão de pagar um valor que ajudará a suportar as despesas de manutenção.
“A antiga BUGA, Gratuita, vai continuar ao serviço e ao dispor de todos. A nova BUGA, Gostosa, inicia a sua atividade com um raio de ação muito maior e uma maior proximidade às Pessoas potenciais utilizadoras”.
Com novo slogan “Aveiro on Bike”, o Município procura acentuar a ligação de Aveiro aos modos suaves.
O Presidente da Câmara de Aveiro explicou o método de utilização da nova BUGA. Existe uma APP que torna a acessibilidade à utilização “muito fácil e prática”, apesar de existirem outras hipóteses de viabilizar a sua utilização. (com áudio)
Explica que a operação foi “muito complexa” devido à construção de ramais de carregamento das bicicletas eléctricas. (com áudio)