Murtosa atribui distinções em dia de celebração do Feriado Municipal.

A distinção ao escritor murtoseiro Pinho Neno (Medalha Mérito Municipal Grau Ouro) e as homenagens ao General Ferreira Valente e à Santa Casa da Misericórdia da Murtosa com a atribuição dos seus nomes a dois novos arruamentos no concelho são momentos altos das celebrações do dia do Município.

A data celebra os 98 anos sobre o decreto emancipador, assinado pelo então ministro do interior, Almirante Jaime Afreixo, que criou o Concelho da Murtosa.

Como habitualmente, o Município da Murtosa conta com um programa comemorativo, que evoca a data.

Hoje, às 9h30, junto aos Paços do Município da Murtosa, terá lugar a cerimónia do hastear das bandeiras, seguida da deposição de coroa de flores no monumento ao Almirante Jaime Afreixo, no centro de Pardelhas.

Segue-se, às 10h00, a sessão solene, nos paços do concelho, onde será atribuída a medalha de mérito municipal ao escritor Murtoseiro José Augusto de Pinho Neno, que celebra, em 2024, o seu 90º aniversário.

Às 10H30, terá lugar o lançamento do livro “Memórias de Mim”, uma autobiografia de Pinho Neno, que será apresentado por Ana Maria Proserpio, Diretora dos Serviços Culturais da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

À tarde, pelas 15H00, serão inaugurados dois novos arruamentos: interligação da Rua António Vieira Pinto e da Rua da Saldida, no Monte e interligação da Rua dos Condes com a Avenida do Emigrante, na Murtosa.