Município de Ovar e Secretário de Estado do Ambiente reúnem para analisar defesa da costa e Barrinha de Esmoriz.

A Câmara Municipal de Ovar recebeu o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, para uma reunião de trabalho na qual foram abordados vários assuntos que preocupam o Município, entre os quais a defesa da costa no Furadouro, Cortegaça e Maceda, assim como o desassoreamento da Barrinha de Esmoriz.

“Desde o primeiro momento, afirmei que a Defesa da Costa era uma das nossas prioridades”, refere Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, “e de imediato iniciei contactos com o Governo para reunirmos e tentarmos ultrapassar os problemas que existem”, explica o autarca. 

Durante a reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, destacou a urgência de se adotarem medidas eficazes para a proteção da costa, considerando as ameaças da erosão costeira que afetam as comunidades locais. "É imperativo agirmos rapidamente para assegurar a segurança e o bem-estar das populações. A defesa da costa é uma prioridade para o nosso município e contamos com a diligência do Governo para que sejam implementadas soluções eficazes, em particular no Furadouro, em Maceda e Cortegaça", afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, recordando, entre outros aspetos, a “necessidade de o Governo lançar a obra de requalificação da defesa aderente no Furadouro”.

Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de ser finalizado o desassoreamento da Barrinha de Esmoriz, uma área de grande valor ambiental e ecológico para o Município e a Região. Sublinhando a importância da Barrinha de Esmoriz enquanto habitat essencial para diversas espécies e um recurso natural valioso para a comunidade, o Presidente da Câmara pediu celeridade no desassoreamento, cuja responsabilidade é da Polis Litoral Ria de Aveiro.

Após a reunião no Salão Nobre, seguiu-se uma visita conjunta da Câmara Municipal e do Secretário de Estado ao Furadouro, para constatar, no local, o estado da defesa aderente.