A edição deste ano das Medalhas de Mérito Municipais reconhece o Clube Desportivo de Estarreja e o Clube Cultural e Desportivo de Veiros pelos seus percursos e pelo benefício para o engrandecimento do território estarrejense.
Pelos seus contributos o desenvolvimento e dignificação do Concelho de Estarreja, ou que pela sua ação ou percurso se tenham notabilizado, constituindo exemplo para a Comunidade, o Município atribuirá a mais importante distinção municipal na Sessão Solene do Dia do Município, agendada para dia 13 de junho, quinta-feira, às 15h00, no Cine-Teatro de Estarreja.
Na proposta, Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, realça que o Clube Desportivo de Estarreja, desde a sua fundação em 27 de novembro de 1944, “tem sido um motor vital para o desenvolvimento do desporto no Concelho de Estarreja. Ao longo de quase 8 décadas, este venerável clube tem desempenhado um papel fundamental no fomento e na promoção de diversas modalidades desportivas, moldando não só atletas, mas também cidadãos comprometidos com um estilo de vida saudável e uma comunidade unida.”
Já o Clube Cultural e Desportivo de Veiros, fundado a 19 de setembro de 1974, é referido no documento como uma entidade que “conta com uma história com quase 50 anos, emergindo como uma instituição singular que entrelaça de forma harmoniosa a cultura e o desporto, enriquecendo a vida da comunidade local de maneiras multifacetadas e significativas.”
Na cerimónia, serão ainda homenageados com Votos de Louvor os Atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais na época desportiva 2022/2023, os melhores alunos do 9.º e 12.º anos (Cursos Cientifico-Humanísticos e Cursos Profissionais) no ano letivo 2022/2023, assim como os Funcionários da Câmara Municipal com 25 anos de serviço e os que passaram à situação de aposentados.
Toda a comunidade estarrejense é convidada a participar nas Cerimónias do Dia do Município de Estarreja. Pode ainda assistir à transmissão em direto nas redes sociais do Município.
A proposta do presidente da autarquia foi aprovada por unanimidade a 23 de maio, em reunião do executivo municipal.
No dia que se celebra o feriado municipal, o Dia de Santo António (dia 13), a programação é ainda marcada pelas cerimónias religiosas que inclui uma eucaristia solene e procissão, na Praça Francisco Barbosa, a partir das 17h. Mais tarde, no Parque Municipal do Antuã, às 22h30, há um concerto com o grupo “Os Quatro e Meia”, que vão reunir num único concerto “11 anos de banda. 11 anos de músicas para nos mostrar”.