Três semanas após a inauguração, já foram realizadas mais de 1700 viagens com as novas BUGA, o que permitiu uma redução de cerca de 40 quilos de CO2.
1690 utilizadores percorreram, em 22 dias, mais de 339 quilómetros pelo Município de Aveiro nestas novas bicicletas, uma distância superior à do trajeto Aveiro-Santiago de Compostela.
“Estes números demonstram o sucesso das novas BUGAS e a forte adesão a estas bicicletas. As pessoas, ao optarem por utilizar este meio de transporte suave em detrimento de outros mais poluentes, estão a contribuir para tornar Aveiro um Município cada vez mais sustentável e amigo do ambiente. As novas BUGA são mais um passo dado pela Câmara Municipal para promover a mobilidade urbana sustentável em Aveiro, um Município que, em Portugal, foi pioneiro no conceito de bike sharing e que vai continuar na dianteira da inovação e da sustentabilidade”, afirma José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA).
As BUGA, lançadas no passado dia 19 de junho, podem ser utilizadas em todo o Concelho de Aveiro. São 136 bicicletas, disponíveis em 20 estações, que contam um sistema de GPS integrado, bem como um cartão e uma aplicação para facilitar a sua utilização.
A CMA agradece ainda aos utilizadores, os diversos contributos que têm partilhado com a autarquia para a melhoria da App BUGA e do sistema de bicicletas partilhadas, numa fase de constante melhoria e desenvolvimento da operação, com o objetivo de continuar a aumentar a qualidade do serviço prestado e da experiência de quem utiliza as Bicicletas de Aveiro.
Além das novas BUGA, a CMA conta já com quatro autocarros 100% elétricos, através da Aveirobus, uma frota que irá aumentar para mais 10 veículos até ao fim do ano, reforçando o compromisso “We are green” da CMA. Também os Moliceiros das Operações Marítimo-Turísticas dos Canais da Cidade de Aveiro passarão a ser movidos a motores elétricos, o que se traduzirá numa redução anual estimada de 400 toneladas de CO2.
O Município terá ainda o primeiro Ferryboat 100% elétrico do País, que está a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa e operar na Ria de Aveiro, sendo também um dos primeiros ferryboats elétricos em toda a Europa, com exceção feita aos países nórdicos. O novo Ferryboat permitirá a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético.