Entre os dias 13 e 29 de julho, o 'Marolas Ílhavo' animou as Praias da Barra e da Costa Nova e o Jardim Oudinot, com inúmeras atividades, envolvendo mais de 16 mil participantes, segundo a autarquia. "distribuídos por 75 iniciativas realizadas em 17 dias".
Promovido pela Câmara de Ílhavo, com dinamização da Divisão da Juventude e Divisão do Desporto, "a edição deste ano trouxe uma programação intensa, repleta de excelentes e diferenciadas propostas para usufruir em época de férias".
"Este ano, importa destacar duas novidades: a 8.ª edição de Cross Training 'Face2Face Games', que se realizou no fim de semana de 21 e 22 de julho, no Jardim Oudinot, e que contou com mais de 1.200 atletas inscritos, e uma aposta inédita no Marolas, que fez as delícias de miúdos e graúdos, o 'Bubble Football', que decorreu no dia 29 de julho, no polidesportivo da Costa Nova".
Para o Vereador do Pelouro da Juventude e do Desporto, Tiago Lourenço, "o sucesso do Marolas Ílhavo, consolidado ao longo dos anos e concretizado na edição de 2018, perspetiva um alargamento da iniciativa a todas as idades e às famílias, transformando-o num verdadeiro Festival de Verão e assumindo como o segundo maior evento municipal".
Cerca de 20 voluntários, várias Associações e entidades do Município (Agrupamentos de Escuteiros da Costa Nova, Amendoinlândia, Assalam, Associação de Surf de Aveiro, “As Pestinhas” – Associação Cultural, Athletic Factory, Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Bronze, Capitania do Porto de Aveiro, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, Clube de Natureza e Aventura de Ílhavo, Clube de Vela da Costa Nova, Clube de Voleibol de Aveiro, Clube do Mar - Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, Fábrica Ciência Viva de Aveiro, Grupo Desportivo da Gafanha (Basquetebol), Marina Clube da Gafanha, Minigolfe da Costa Nova, Ramos Fotografia, Ria Garden, S.C. Vista Alegre, Silver Coast e Offshore) estiveram envolvidos neste projecto.