A lista de três candidatos às eleições da concelhia de Aveiro do Bloco de Esquerda explica que tem legitimidade e que o slogan “Ouvir para Crescer” simboliza essa vontade de promover o debate com diversidade de ideias nem que seja sustentado por apenas três candidatos.
“É no Regulamento Eleitoral que confirmamos os valores que nos orientam: a defesa da diversidade e pluralidade. Estar previsto (no seu ponto 2.1.5), um número, aparentemente pouco significativo de (3) elementos que podem constituir uma lista, isso garante a todos os aderentes o direito de se fazerem ouvir. É uma virtude do Bloco de Esquerda que ninguém deve temer”.
Gonçalo Gonçalves, um dos rostos da candidatura, considera que a entrada na corrida frente à lista de continuidade que agrupa grande parte dos dirigentes do BE é oportunidade para fomentar a diversidade.
“Mas sabemos que somos muitos mais. Somos todos os simpatizantes, aderentes, candidatos (independentes, eleitos ou não), todos os cidadãos ou estruturas que desejem colaborar na construção de um Concelho melhor a partir do (seu) espaço do Bloco de Esquerda/Aveiro. Assinalamos como urge ouvir, integrar e trabalhar com todos”.