A ligação entre Aveiro e Águeda pode chegar aos 140 milhões de euros de custo.
As atualizações feitas aos custos da obra têm elevado o custo estimado da obra.
A informação é veiculada na última comunicação da Câmara de Aveiro ao Governo no dossiê sobre questões em aberto na relação entre poder local e governo central.
A Câmara Municipal de Aveiro e a Câmara Municipal de Águeda, com o devido apoio da Infraestruturas de Portugal, e o financiamento do PRR e do Orçamento do Estado, tem em curso o processo que visa a construção como Estrada Nacional do denominado Eixo Rodoviário Aveiro Águeda.
Com o projeto de execução terminado, está em fase final de Estudo de Impacto Ambiental para emissão da DIA e tem em desenvolvimento os atos preparatórios para o lançamento do concurso da obra, cujo valor do investimento total é de cerca de 140 M€.
A autarquia diz que é “urgente o apoio e o empenho” do Governo para que a DIA seja “emitida rapidamente, seja dispensada a Revisão de Projeto, seja sucessivo o visto do Tribunal de Contas e seja mantido o financiamento do PRR e do Orçamento do Estado (OE), de forma a garantir em nível elevado a conclusão desta importante obra em 2026”.