O CDS deu uma volta às listas.
Sem os autarcas que estavam anunciados como candidatos ao Parlamento, para evitar suspensões de mandato, o CDS apresenta Martim Borges de Freitas como cabeça de lista por Aveiro.
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, apontado inicialmente como cabeça de lista, passa a mandatário mantendo “envolvimento nesta candidatura”.
O Economista Martim Borges de Freitas é, atualmente, Presidente do Congresso Nacional do CDS, tendo sido Secretário-Geral do partido aquando da Presidência de José Ribeiro e Castro.
O cabeça-de-lista é secundado por José António Souto e Lília Ana Águas, vereadores dos Municípios de Albergaria-a-Velha e Oliveira do Bairro, respetivamente.
“Esta opção pretende manter o pendor autárquico da candidatura, originalmente criado pela disponibilidade dos Presidentes de Câmara do CDS em serem candidatos à Assembleia da República pelo Distrito de Aveiro.”
O Partido explica que “apesar do esforço dos Presidentes” em abraçar este projeto por Aveiro, “compromissos prementes nos seus municípios não se mostraram de todo compatíveis com aquela pretensão”.
O processo levou à demissão do anterior presidente da Comissão Política mas a Distrital assumiu o encargo de apresentar uma Candidatura que “honrasse os pergaminhos do CDS no Distrito”.
“A candidatura que ora é apresentada espelha a união que a Distrital e as Concelhias, entre si, demonstraram neste momento de cerrar fileiras e encontrar soluções sem olhar a interesses particulares”.
A Comissão Política Distrital, através do seu Presidente em Exercício, Fernando Camelo Almeida, já veio a público agradecer a todos os que, nas últimas horas, “contribuíram para afirmar, mais uma vez, a força do CDS do Distrito de Aveiro”.
A ilhavense Sandra Roque segue em 12º lugar na lista.