João Sarmento lidera a concelhia de Aveiro da Juventude Socialista.
O jovem que assume o poder tem 24 anos, nasceu na freguesia Glória-Vera Cruz e é licenciado em Contabilidade pelo ISCA-UA e mestrando em Gestão na Universidade Portucalense.
A sessão de tomada de posse contou com a presença da presidente do PS Aveiro, Paula Urbano, e com a deputada e presidente da JS distrital de Aveiro, Joana Sá Pereira.
O novo dirigente quer ser voz dos jovens aveirenses.
“O que esta equipa hoje se propõe é ser a voz dos jovens aveirenses. Iremos sempre defender os jovens aveirenses, bem como todos os aveirenses. Queremos ser a voz de todos aqueles que querem contribuir e discutir para melhorarem o seu município”.
Com as autárquicas de 2025 na agenda, a nova direção da JS promete uma agenda para o ambiente, para a mobilidade e para o setor da habitação.
“Iremos lutar por um município mais amigo do ambiente, onde haja uma verdadeira estratégia municipal de mobilidade, onde o transporte público não cede passagem ao transporte individual. Queremos uma cidade onde os nossos jovens possam viver e, para isso, é fundamental criar uma estratégia local de habitação”.
O primeiro discurso acentua divergências com o atual modelo seguido pela gestão da coligação de direita.
“Aveiro pode ser mesmo uma cidade universitária, tecnológica e sustentável. Mas, para isso acontecer, teremos de mudar de políticas e ter a visão de uma cidade do futuro”.
Dialogar com as associações e mobilizar os cidadãos são as primeiras apostas da liderança agora assumida.