A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) inaugura no próximo dia 11 de setembro, sábado, pelas 17 horas, o Complexo de Campos de Treino do Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte, um investimento Municipal no valor de 3 milhões de euros.
Trata-se de um investimento numa infraestrutura "de elevada importância para o Município de Aveiro, a qual permitirá honrar o compromisso assumido pela CMA com o Sport Clube Beira-Mar (SCBM), no Protocolo assinado a 3 de setembro de 2016, e muitos anos antes à época da construção do Estádio do Euro 2004".
Com a construção do Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte (EMA), desde 2003 "foram estabelecidos vários Protocolos entre a Câmara Municipal e o SCBM, os quais foram sendo incumpridos sucessivamente, tendo as partes chegado a acordo para resolver todos os passivos em setembro de 2016, traduzindo-se na celebração de um Protocolo em vigor e em pleno cumprimento pelas partes".
É ao abrigo desse mesmo protocolo que a CMA se comprometeu a construir, nos terrenos junto ao Estádio Municipal de Aveiro, e a ceder ao Beira-Mar dois campos de futebol de relva sintética com as medidas oficiais para futebol de onze.
Desde então, "a CMA trabalhou com as várias Direções do Clube para aperfeiçoar o projeto do Complexo de Campos de Treino, tendo adjudicado à empresa Aroucontrói – Engenharia e Construções S.A. a elaboração do projeto e construção do Complexo agora concluído. No âmbito da parceria entre a CMA e o Sport Clube Beira-Mar, o Complexo vai ser cedido ao Clube para instalação da sua Academia de Formação, cabendo-lhe suportar as despesas operacionais definidas em protocolo a celebrar no dia da inauguração".
Este é um importante investimento realizado na área envolvente do EMA que significa o concretizar da aposta de dinamização e de dar vida a esta zona de equipamentos desportivos do Município de Aveiro, numa estratégia que envolve a Aldeia do Futebol da Associação de Futebol de Aveiro e a construção do futuro Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina.
O Complexo de Campos de Treino do Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte ocupa uma área de 3.500 m2, sendo constituído por 2 campos de futebol de 11 em relva sintética, 1 campo de futebol de 7 em relva sintética e 1 campo de futebol de 9 em relva natural. Possui, igualmente, um edifício de apoio com os seguintes espaços: 6 Balneários para Equipas; 3 Balneários para Árbitros; Restaurante-Bar; Balneário/Sala de Treinadores; Sala de Fisioterapia e Recuperação; Sala de Primeiros Socorros e Controlo Anti-Doping; Lavandaria; Sala Polivalente; Ginásio; Sala de Reuniões; Zona de venda de Merchandising e receção aos Sócios.
A bancada, com acesso aos dois campos de futebol de 11, tem lotação máxima prevista de 1000 pessoas, sendo 400 lugares para os campos situados a norte e 600 lugares para o campo de futebol de 11, que fica situado a sul.
Durante a próxima semana proceder-se-á ao início da instalação do SCBM nas novas instalações, de modo a que no dia 12 de setembro possa iniciar a sua utilização em pleno "e dar uma resposta de qualidade às centenas de atletas do Clube, nomeadamente dos escalões de formação".
Finalmente será possível ao SCBM concentrar toda a sua estrutura de futebol de formação e de competição no Estádio Municipal de Aveiro e no Complexo de Campos de Treino, aproveitando todas as sinergias das infraestruturas desportivas e concentrando os seus vários serviços, numa lógica de rentabilização dos recursos do Clube e do Município, contribuindo para a assunção plena do Parque Desportivo de Aveiro.