O Partido Socialista de Ílhavo leva a gestão de resíduos a debate e promete apresentar alternativas para garantir uma mudança na gestão do sistema.
Iniciativa agendada para o próximo dia 4 de outubro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Ílhavo (na foto), sob o tema “Sustentabilidade na gestão de resíduos: que medidas?”.
A sessão, moderada por Domingas Loureiro, Presidente do PS/Ílhavo, conta com a participação de Jorge Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira; Pedro Vaz, Administrador executivo do Grupo Águas de Portugal; e Filipa Penedos, Diretora Delegada dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR).
A iniciativa surge depois de uma primeira metade do mandato marcada por críticas à forma como o atual e anteriores executivos municipais trataram a questão.
Promete analisar medidas a implementar para garantir a sustentabilidade do sistema municipal, do ponto de vista ambiental e financeiro, num contexto, que o PS diz ser “fortemente marcado pela inação do atual e dos anteriores executivos municipais, bem patente nos indicadores insatisfatórios de excessiva produção de resíduos indiferenciados e anémicos índices de separação que mitiguem o seu impacto ambiental, através da valorização dos resíduos”.
O que fazer para modernizar o sistema de gestão de resíduos para garantir o cumprimento de metas ambientais e contenção de custos num sistema que ameça tornar-se cada vez mais pesado para o bolso dos Municípes.