Ílhavo junta-se aos restantes municípios da Região de Aveiro para tentar negociar tarifas de energia elétrica mais reduzidas. O Executivo Municipal aprovou a integração do Município de Ílhavo no Agrupamento de Entidades Adjudicantes que será liderado pela CIRA tendo em vista a preparação de um procedimento único de Concurso Público para o Fornecimento de Energia Elétrica em Mercado Liberalizado.
A abertura do procedimento por Concurso Público Internacional a ser lançado pela CIRA prevê uma estimativa anual relativa ao Município de Ílhavo de 1.600.000,00 euros (acrescidos de IVA).
Na mesma reunião o executivo aprovou o Plano de Ação para a Energia Sustentável, no âmbito do Pacto de Autarcas. O Pacto de Autarcas é o principal movimento europeu a envolver autarquias locais e regionais que voluntariamente se empenham no aumento da eficiência energética e na utilização de fontes de energias renováveis nos respetivos territórios. Através do seu compromisso, os Signatários pretendem atingir e ultrapassar o objetivo da União Europeia de reduzir o CO2 em 20% até 2020.