Dois ex-Ministros da Administração Interna e um dos atuais secretários de Estado do Governo de Luís Montenegro declaram que os Municípios vão ser importantes na criação de condições para amortecer os impactos da crescente imigração e as tensões que têm vindo a marcar a vida do país nos últimos meses.
Ângelo Correia, José Luís Carneiro e Emídio Sousa participaram nas II Jornadas do Poder Local, iniciativa da Assembleia Municipal de Ílhavo.
Em debate o papel do poder local na construção de comunidades mais “participativas, coesas e sustentáveis”.
Evento realizado no passado dia 18 de Janeiro e que tem publicadas, online, as mensagens desta sessão no Salão Cultural Manuel das Neves, na Gafanha da Encarnação.
Por entre argumentos que apontam para a importância dos imigrantes no país e a relevância do poder local para criar condições para uma integração mais eficaz ouviram-se apelos à compreensão e aceitação das diferenças.
Ângelo Correia, antigo Ministro, promoveu uma reflexão subordinada ao tema "O papel do Poder Local".
Sugere o carácter prático da visão que aponta para a importância da imigração na economia e na sustentabilidade da segurança social.
Entende que o país não pode abrir mão desse valor acrescentado e deve cooperar pela inclusão (Com áudio)
José Luís Carneiro, ex-Ministro da Administração Interna, deputado e ex-Presidente da Câmara de Baião, falou sobre "Comunidade e o papel do Poder Local".
O antigo Ministro que, recentemente, criticou declarações do Secretário-Geral do PS sobre imigração, defende que o território deve criar condições para fomentar a cidadania e o diálogo (com áudio)
O poder local como força integradora e espaço de participação cívica em que todos contam e todos podem ajudar a construir sociedades mais resilientes.
Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente e ex-Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, participou na sessão de encerramento com mensagem de otimismo.
Lembrou o histórico da religião e da escola como forças integradoras mas diz que vai ser necessário fazer mais.
Emídio Sousa sugeriu aos Municípios reforço de investimento em estruturas desportivas e aposta no fomento da prática desportiva.
Considera que é uma porta aberta à integração e que já apresenta resultados práticos (com áudio)
A reflexão sobre o poder local na construção de comunidades mais “participativas, coesas e sustentáveis” celebrou os 127 anos da Restauração do Concelho de Ílhavo.