Ílhavo e Aveiro assumem estar perante "oportunidade" para mudar a mobilidade.

Ílhavo e Aveiro querem travar a perda de utilizadores de bicicletas e impedir a "ultrapassagem" dos veículos ligeiros aos modos suaves criando condições para uma utilização da bicicleta nos circuitos de curta distância entre as cidades de Ílhavo, Aveiro e Gafanha da Nazaré.

Os autarcas de Aveiro e Ílhavo assumiram esse desafio perante o público escolar em sessão realizadas esta manhã na escola secundária da Gafanha da Nazaré.

Rui Dias e Luís Souto Miranda querem partir das relações de proximidade criadas entre ambos e da infraestrutura já no terreno para melhorar circuitos e resolver estrangulamentos.

Ainda não foi hoje que foram conhecidas projetos mas há sinal político de “estrada para andar”.

Resta unir os pontos principais para levar mais gente a pedalar e caminhar entre cidades (com áudio)

O autarca de Ílhavo lembra que os dados de estudos apontam para diminuição das deslocações a pé e de bicicleta e crescimento do peso do automóvel de 69 para 76% em 10 anos entre 2011 e 2021.

Ílhavo quer continuar entre os municípios de maior utilização de bicicleta mas admite que só o conseguirá criando condições para deslocações em segurança.

Há 55 kms de pistas e a ambição é criar mais 40 kms.

Uma via dedicada entre Aveiro e as praias, a ligação da zona industrial da Mota a Vagos, a ligação entre a cidade de Ílhavo a pontos como hospital, Universidade, estação e centro de transportes são alguns desafios em cima da mesa que as reuniões técnicas querem ajudar a resolver.

Destacam-se desafios como os nós da Friopesca, do Intermarché e das piscinas.

Rui Dias defende que a partir de exemplos de países europeus é possível encontrar respostas (com áudio)

O autarca de Aveiro insiste na oportunidade criada pela convergência de ideias entre presidentes de Câmara.

Luís Souto voltou a referir-se ao metrobus lançado como sonho há uma semana.

Perante críticas de quem não vê estratégia mas apenas chavões para jornais, o autarca de Aveiro diz que a hipótese metrobus é real e deve ser agarradas pelos dois Municípios (com áudio)

O encontro dos autarcas de Aveiro e Ílhavo no final da semana europeia da mobilidade.