“Ílhavo ATIVA-TE” desafia a comunidade para a prática desportiva e para os cuidados com a saúde numa partilha de exercícios.
O desafio é lançado pela Câmara de Ílhavo através dos pelouros do desporto e saúde.
Através de um conjunto desafios semanais e de outras ações, o “ATIVA-TE” pretende demonstrar os benefícios que a prática desportiva tem para a qualidade de vida e para a saúde dos cidadãos, realizada em contexto de lazer, integrada nos 22 clubes e associações do Município ou através das várias ofertas especializadas, como, por exemplo, os ginásios e academias.
Dirigido a todas as pessoas, dos mais novos aos seniores, incluindo as pessoas com deficiência, tornando o projeto o mais inclusivo possível, a todos os praticantes das cerca de 25 modalidades que integram a prática desportiva filiada nos clubes e associações, aos utentes dos ginásios e academias, às empresas, seja de forma integrada ou em challenges internos, o ATIVA-TE lança 3 desafios semanais, com início às sextas-feiras, nos dias 14, 21 e 28 de maio.
Entre os dias 14 e 20 de maio proposta para o “4 Horas” em que os participantes são desafiados a partilhar o número de repetições que conseguiram alcançar, numa determinada ação, somado o total de quatro horas de atividade.
As ações serão apresentadas através de um vídeo que será lançado a 14 de maio nas redes sociais, Facebook e Instagram (Ílhavo Ativa-te). A título de exemplo o desafio propõe ações como caminhar, andar de skate, dar ‘toques de bola’, saltar à corda, entre outros.
O desafio “7 Dias”, entre 21 e 27 de maio, com paragem, descanso e continuidade nos dias seguintes, desafia a alcançar o maior número de ações possíveis no final dessa semana.
Por último, de 28 de maio a 4 de junho, o ATIVA-TE desafia “Até ao limite… sem quebrar”. O desafio é, em cada dia desta semana, superar as metas alcançadas no dia anterior, tentando atingir um record pessoal no final desse período.
Todas as ações destes três desafios devem ser partilhadas no Facebook e no Instagram do projeto, sendo que a primeira partilha dá acesso a um kit de participação que pode ser levantado nas Piscinais Municipais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré.
A participação no ATIVA-TE é gratuita e para o vereador Tiago Lourenço é também uma forma de retomar a atividade regular ao ar livre.
É mais um passo na retoma (com áudio)
A vertente da saúde inclui, até ao dia 31 de maio, rastreios em quatro farmácias e quatro óticas sediadas no Município.
As farmácias Moderna, Santos, Senos (Ílhavo) e Ançã Castro (Costa Nova) vão disponibilizar, até ao final de maio, rastreios de glicémia, peso, tensão arterial, osteoporose, nutrição, audição, insuficiência venosa, alívio e prevenção da dor, pedigrafia e cuidados a ter com o sol e a pele, nomeadamente com o aproximar do período de verão.
Por sua vez, os Centros Óticos Riaótica, Opticália e Centro Ótico de Ílhavo promovem rastreios visuais. de despiste de patologias, tensão ocular e glaucoma, bem como consultas e exames de diagnóstico.
No dia 20 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo, entre as 9h00 e as 13h00, haverá lugar a uma ação de Dádiva de Sangue promovida pelo Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.
As pessoas interessadas na doação de sangue deverão efetuar marcação prévia através dos telefones 234 329 625 ou 234 329 649, ou via e-mail para gafilhavo@cm-ilhavo.pt, até ao final do dia 18 de maio.
O mês de maio assinala, no dia 15, o Dia Internacional da Família.
Para além do ATIVA-TE pretender que as suas ações sejam realizadas também em contexto familiar, neste dia, e até ao final do mês, é lançado um desafio especial a toda a população com demonstração do espírito solidário.
Às 20h30, nas redes sociais do Município de Ílhavo, é lançado o Concerto Solidário “Em Playback – Carlos Paião”, composto por 12 temas do músico, (re)interpretados por 6 grupos ilhavenses.
Perpétua interpretam “Muito mais” e “Eu não sou poeta”; Funk You Brass Band, com “Perfume” e “Quatro maços (É só tabaco)”; António Justiça e Mariela Nuñez, “De mão em mão” e “Mar de rosas”; Freddy Strings, “Ga-gago” e “Pó de arroz”; La Palisse, “Lá longe senhora” e “Vinho do Porto (Vinho de Portugal)”; André Imaginário e Zé Miguel Fernandes, “Lobo do Mar” e “Playback”.
O Concerto Solidário está acessível de 15 a 31 de maio através da contribuição solidária de 5,00 euros, valor mínimo, em regime crowdfunding (plataforma “ppl.pt”), revertendo a verba final para os Bombeiros Voluntários de Ílhavo que pretendem a aquisição de um Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto, equipamento respiratório utilizado pelos bombeiros quando precisam de agir em atmosferas potencialmente tóxicas, com baixo teor de oxigénio.
Fátima Teles, vereadora da área social, destaca o espírito solidário desta iniciativa (com áudio)