Socialistas de Ílhavo, boa parte afetos à estrutura concelhia, declaram apoio à candidatura de Hugo Oliveira à liderança da distrital de Aveiro do PS.
Com o processo eleitoral lançado e com dois candidatos na corrida surgem as tomadas de posição individuais de personalidades políticas e da sociedade civil mas também sob a forma de manifesto coletivo.
Apoiantes de Hugo Oliveira escrevem aos militantes do PS a explicar esse apoio.
Entre outros, figuras como Sónia Fernandes, nova líder concelhia, e dirigentes ou autarcas eleitos como Luís Leitão, Domingas Loureiro, Domingos Vilarinho, Eduardo Conde, Mariana Ferreira, Marisa Alvelos, Pedro Tróia, Sérgio Lopes e Sérgio Magueta assumem essa tomada de posição.
As eleições estão marcadas para dia 27 de Setembro e nesta fase divulgam-se apoios e justificam-se opções políticas.
De Ílhavo chega a mensagem de que “É Tempo de Fazer Mais” e de garantir políticas mais articuladas com as estruturas concelhias.
“A presente situação política nacional exige que todas as estruturas do Partido, e por maioria de razão, a Federação de Aveiro, estejam mobilizadas e organizadas para o trabalho de oposição ao atual Governo liderado pelo PSD/CDS, de combate às políticas da direita e de preservação da nossa democracia, contra os avanços da direita radical, autoritária e populista”, refere o manifesto enviado aos militantes.
Os subscritores dizem que é tempo de encontrar “nova liderança” para fazer face aos desafios internos e nacionais com “abertura de novo ciclo político”.
“O contexto de preparação das eleições autárquicas, na nossa concelhia de Ílhavo, mas também na Federação de Aveiro, enquanto parceiro que se quer ativo neste processo, exige-nos total empenho na definição de protagonistas, equipas e projetos que prestigiem o PS, que sirvam o superior interesse dos munícipes de Ílhavo, que respeitem a autonomia política da nossa estrutura, que combatam o oportunismo e o populismo”.
Os signatários afirmam confiar em Hugo Oliveira para o projeto de mudança e acreditam que uma nova liderança na distrital do PS pode ajudar a mudar o rumo nas autárquicas.
“Confiamos no camarada Hugo Oliveira, uma vez eleito Presidente da Federação, para apoiar a concelhia de Ílhavo na credibilização da nossa ação, na valorização dos nossos ativistas locais, na promoção da identidade do PS/Ílhavo como grande Partido de alternativa à governação autárquica que perdura desde 1997, sem alternância de ideias e de postura”.