António Bagão Félix, Humberto Rocha, Manuel da Rocha Galante e Manuel Fernando da Rocha Martins vão ser galardoados com a medalha de ouro do Município no Feriado Municipal.
Ílhavo celebra o Feriado Municipal dentro de uma semana e o momento vai ficar marcado por um programa cultural e de atribuição de condecorações honoríficas.
Além da medalha de ouro, o município prepara a entrega da Medalha do Município de Vermeil a Manuel Teles; a Medalha do Município de Prata a Pedro Manuel Monteiro Machado; a Medalha de Mérito Social Prateada a Manuel do Bem Barroca; a Medalha de Mérito Cultural Prateada a António Manuel Vieira da Silva; a Medalha de Mérito Cultural Acobreada à Confraria Gastronómica do Bacalhau, a João Manuel Madalena Oliveira e ao Rancho Folclórico “As Ceifeiras” da Gafanha da Encarnação; a Medalha de Mérito Desportivo Acobreada ao CAPGE e ao Marina Clube da Gafanha e a Medalha de Mérito Empresarial Acobreada a José de Oliveira (Marca Zé da Tripa).
O Feriado Municipal de Ílhavo comemora-se no próximo dia 1 de abril, segunda-feira de Páscoa.
As cerimónias iniciam-se às 9h30, nos Paços do Município, com o hastear das bandeiras e a atuação da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.
A Sessão Solene Comemorativa e a entrega das Distinções Honoríficas Municipais iniciam-se às 10h15, na Casa da Cultura de Ílhavo, onde serão homenageadas 14 personalidades e entidades de reconhecido mérito.
No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril de 1974, o programa do Feriado Municipal incluirá três momentos culturais.
Ao final da manhã, será apresentado o projeto de comunidade “Margaridas, Cravos e Outras Primaveras”, a memória musical dos 50 anos da Revolução.
Será uma pequena apresentação do espetáculo que terá lugar no dia 24 de abril, às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo.
Às 16h, será inaugurada a exposição de fotografia “Mezzanine”, na Sala de Exposições da Casa da Cultura de Ílhavo, que reúne obras da Coleção de Fotografia novobanco, sob a curadoria do fotógrafo joãozero, que criou uma narrativa em torno da Liberdade através de uma das mais importantes coleções de fotografia contemporânea.
A exposição estará patente até 30 de junho.
As comemorações do Feriado Municipal de Ílhavo encerram, às 17h, no auditório da Casa da Cultura de Ílhavo, com o “Coro da Madrugada”, um projeto comunitário que celebra o legado de José Afonso. A orientação foi de Pedro Almeida (pianista, que vestiu as canções para a ocasião), Aoife Hiney (que ensaiou o coro) e Luís António Freitas (que afinou as gargantas).
Espetáculo com participações de Fábio Rocha (contrabaixo) e Tiago Manuel Soares (percussão).
A Sessão Solene Comemorativa, que inclui a entrega das Distinções Honoríficas Municipais e o momento Cultural “Margaridas, Cravos e outras Primaveras”, e o “Coro da Madrugada” implicam reserva de bilhete na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.