Ílhavo apresenta a programação de Verão do Município com uma concentração de eventos.
São 100 dias de momentos culturais, gastronómicos e religiosos com cartaz preenchido com grandes nomes da música nacional.
Eventos como o Dia Mundial da Criança de 30 de Maio a 1 de Junho (21500 euros), Rádio Faneca de 6 a 8 de Junho (110 mil euros), Mareato de 11 a 13 de Julho (83500 euros), Maiores sobre Rodas de 23 a 27 de Junho (34250 euros), Festivais do bacalhau de 13 a 17 de Agosto, da sardinha 10 a 13 de Julho e do Marisco de 31 de Julho a 3 de Agosto (pacote global de 500 mil euros), Cabelos Brancos a 25 e 26 de Julho (65400 euros) e FESTIM (46 mil) decorrem até setembro.
No cartaz da Rádio Faneca destaque para David Bruno, Beatriz Pessoa, António Bandeiras dj set, a 6 de junho, e Jorge Palma, Benjamim e Beija-Beija Soundsystem, a 7 de junho.
No Palco Rádio, que regressa este ano ao Jardim Henriqueta Maia, há concertos de Lisa Sereno, Valter Lobo e Tomás Wallenstein.
O cartaz do Festival do Bacalhau conta com Ana Moura, Matias Damásio, Mickael Carreira, Rui Veloso e Luís Trigacheiro.
Festa dos Bacalhoeiros, habitual em Setembro, é antecipada para 23 de Agosto.
A autarquia investe 860 mil euros em eventos até setembro e procura antecipar as limitações do período eleitoral autárquico.
João Campolargo assume que essa é uma das orientações para evitar misturar os diferentes planos.
O autarca diz que esse planeamento visa acautelar o período eleitoral (com áudio)
O programa “Maiores sobre Rodas” (investimento de 34.250 euros), dirigido a um universo de 850 seniores, será composto por visitas culturais e o espetáculo “Em Casa da Amália”.
Montalegre e Pedras Salvadas, a 24 de junho; Caldas da Rainha com almoço convívio e animação musical, a 26 de junho; e o espetáculo “Em Casa da Amália”, com lanche de convívio, a 25 de junho – são as propostas exclusivas a maiores de 65 anos e residentes no Município de Ílhavo.
Haverá ainda um passeio ao Luso e à Pateira de Óis da Ribeira, destinado exclusivamente aos utentes das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas do Município, no dia 27 de junho.
No final de junho, no dia 27, uma “sunset party” marca a reabertura da Piscina de Vale de Ílhavo para mais uma época balnear, que decorre até 21 de setembro.
O Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, promovido pela d’Orfeu Associação Cultural, em parceria com o 23 Milhas/Município de Ílhavo, apresenta Barbatuques, no dia 27 de junho, e Constantinople, no dia 28 de junho.
Ambos os concertos realizam-se na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Julho abre com a Festa da Vista Alegre, de 4 a 6 de julho.
O Festival Mareato (investimento de 83.500 euros), dedicado à juventude, divide-se, este ano, em dois fins de semana, sempre nas praias do município.
O primeiro inclui o Concurso de Bandas de Garagem, a 3 de julho, a Corrida Popular da Costa Nova do Prado, no dia 5 de julho, e a Travessia da Ria a Nado e Aquatlo, a 6 de julho.
No fim de semana seguinte, o programa do Mareato inclui DJ Overule, no dia 11; Insert Coin, a 12 de julho; ÁTOA, a 13 de julho.
Todos os concertos realizam-se na Costa Nova do Prado.
Já na Praia da Barra, realiza-se a Neon Run, a 12 de julho, e o Mare Challenge, nos dias 12 e 13 de julho.
O Festival Cabelos Brancos (investimento de 65.400 euros), dirigido não só aos mais velhos, mas também a todas as faixas etárias, realiza-se, este ano, mais cedo do que o habitual, nos dias 25 e 26 de julho, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo. Na primeira noite sobe ao palco Ágata; na noite seguinte é a vez de Kind of Magic – Tributo aos Queen.
Ainda em julho, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, inicia o Ciclo Cais Verão, com seis noites de concertos, no Cais Criativo da Costa Nova, a 4 e 8 de julho, 1 de agosto e 7, 14 e 21 de setembro.
Já em agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo comemora o seu 88.º aniversário, de 8 a 10 de agosto, e, a 23 de agosto, promove mais uma edição da Festa dos Bacalhoeiros, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.
Os festivais gastronómicos voltam a marcar o verão no Município de Ílhavo, contando, para isso, com um investimento de 500 mil euros.
O Festival da Sardinha, em parceria com a Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, realiza-se de 10 a 13 de julho, no relvado da Costa Nova do Prado.
No mesmo local, de 31 de julho a 3 de agosto, realiza-se o Festival do Marisco, em parceria com o Illiabum Clube.
O Festival do Bacalhau, o maior evento gastronómico do Município de Ílhavo, realiza-se de 13 a 17 de agosto, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré.
Além dos pratos de bacalhau, servidos por dez associações do Município de Ílhavo, o grande atrativo deste festival são os concertos do Palco Estibordo: Matias Damásio, no dia 13; Ana Moura, a 14; Mickael Carreira, a 15; Rui Veloso, a 16; e Luís Trigacheiro, a 17 de agosto.
O palco bombordo irá receber, numa das noites, a banda vencedora do Concurso “Bandas de Garagem”, cuja final está agendada para o próximo dia 3 de julho, às 21 horas, no Cais Criativo da Costa Nova.
Mariana Ramos, vereadora da cultura, realça a mobilização da comunidade para muitos dos palcos deste verão.
E lembra que nos grandes concertos há concentração de meios centralizando os espetáculos (com áudio)