IL pede compromisso do Governo com Aveiro.

A Iniciativa Liberal quer o Orçamento de Estado e o Orçamento Municipal em linha de atuação assegurando que as ambições dos aveirenses são cumpridas, em particular as que resultam de promessas eleitorais.

A apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2027 coincide com a preparação do orçamento municipal, que terá de ser debatido e aprovado até ao final do ano.

Para a Iniciativa Liberal Aveiro, ambos devem responder a três prioridades.

Melhores cuidados de saúde, mobilidade e mais rendimento disponível para as famílias são os pilares elencados.

Reação ao facto da ampliação e modernização do Hospital de Aveiro não figurar no relatório da proposta de Orçamento de Estado (OE) 2027 e de enfrentar atrasos devido a impugnação judicial.

A IL diz que não dispensa o Governo de esclarecer os próximos passos e assegurar o financiamento.

“Os aveirenses precisam de compromissos verificáveis, com responsáveis e prazos. Cabe ao executivo Municipal encontrar soluções para o entretanto, soluções estas que podem passar por um seguro de saúde municipal como proposto pela IL durante a campanha autárquica”.

No eixo rodoviário Aveiro–Águeda, a informação publicada sobre a proposta aponta para a ausência de verba para execução em 2027.

A IL faz lembrar a principal obra pública da região a par do anunciado estudo para o metrobus.

Quer garantias de financiamento e calendário credível para evitar que sejam “apenas fogo de vista”.

“O Governo deve demonstrar que existem verbas para os estudos e projetos e apresentar um calendário. Sem esses elementos, o anúncio permanece uma promessa cuja concretização os aveirenses têm razões para questionar”.

Na análise mais interna, voltada para o executivo aveirense, revela que é necessário “rever com urgência os contratos de transportes públicos” aumentando a cadência de autocarros e revendo alguns dos seus trajectos.

A IL Aveiro defende a articulação destas prioridades regionais com aquilo que são as políticas nacionais discutidas na Assembleia da República.

Leva o debate à Assembleia da República.

Mário Amorim Lopes (na imagem), deputado, prepara-se para intervir na defesa dos interesses dos Aveirenses e dos Portugueses na discussão parlamentar do OE 2027.

Anuncia escrutínio ao executivo salientando que há sinais que exigem respostas.

“Os 75 mil euros adjudicados para a Fan Zone, os 210 mil euros para a iluminação de Natal e o concurso de publicidade institucional com preço base de 202.500 euros, para sete meses, mostram escolhas que merecem escrutínio. Cabe ao executivo demonstrar a necessidade, proporcionalidade e retorno destas despesas”.

Em linha com o seu programa, a IL Aveiro defende a devolução integral da participação municipal no IRS aos contribuintes.

“O orçamento municipal para 2027 deve avançar nesse sentido, através da revisão de despesas discricionárias, da eliminação de desperdícios e de poupanças duradouras, preservando os serviços essenciais e o investimento necessário.Aveiro precisa de um Governo que concretize os investimentos e de uma Câmara que faça escolhas criteriosas”.