Hugo Oliveira, Deputado do Partido Socialista, anuncia a candidatura à liderança da Federação de Aveiro do Partido Socialista.
As eleições estão agendadas para o final do próximo mês de setembro.
Em carta enviada aos militantes, o candidato defende que o contexto político resultante das recentes eleições legislativas, no qual o PS assumiu o papel de líder da oposição, é “altamente desafiante” e exige aos socialistas que, “perante novas exigências, encontrem novas respostas para fazer mais”.
O candidato assume que não parte em rotura com o passado recente.
“Embora assuma com total franqueza o que foi feito, há muito que ficou por fazer, e por isso é chegado o tempo de fazer mais. Por isso, sou candidato à presidência da Federação, envolvendo e valorizando todos os socialistas do distrito.”
A candidatura assume “experiência” e vontade de enfrentar os desafios da estabilidade do sistema democrático.
Para esse efeito, o deputado socialista define como prioridade a organização da oposição ao atual Governo, para afirmar o projeto do PS como a alternativa que garante desenvolvimento económico, coesão social e Liberdade.
O primeiro grande desafio serão as eleições autárquicas.
Hugo Oliveira garante aos militantes que “a Federação de Aveiro será um parceiro proativo no apoio à escolha atempada de protagonistas, à organização e capacitação de equipas, à construção de compromissos programáticos que prestigiem o PS e sirvam o superior interesse dos Municípios e dos cidadãos”.
Para cumprir aqueles objetivos, a candidatura afirma que está a construir um projeto que edifique “uma Federação agregadora, forte e acima de tudo mais organizada, mais presente e dinâmica, com uma liderança próxima, disponível e conhecedora”.
“Propomos uma liderança coletiva que possa contar com os militantes de sempre, mas também coma nova geração. Tudo faremos com os autarcas, com as estruturas locais, com os movimentos societários que tanto fazem para o melhoramento e evolução dos nossos territórios e desenvolvimento coletivo para um país melhor”.
Hugo Oliveira é Deputado à Assembleia da República desde 2019. Foi Vice-Presidente da Federação de Aveiro do Partido Socialista entre 2018 e 2024.
Tem 42 anos de idade, é operário, frequenta o curso superior de Ciências da Comunicação, na Universidade Autónoma de Lisboa.
Foi adjunto do Ministro das Infraestruturas e da Habitação no XXI Governo Constitucional e assessor político do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, no mesmo executivo.
Foi membro da Assembleia Municipal de Estarreja entre 2009 e 2013 e entre 2017 e 2021.
Foi funcionário da Renault Cacia e porta-voz da Comissão de Trabalhadores da mesma empresa.