A Câmara de Águeda apresenta, esta sexta, o novo Centro Educativo da Trofa.
Após o descerramento da placa, que assinala a entrega formal do equipamento à comunidade, será feita uma visita às instalações, com contacto com o diretor do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, corpo docente, pessoal não docente e aluno, com o objetivo de conhecer o projeto educativo e os principais projetos desenvolvidos.
Os alunos irão promover um momento cultural, evidenciando as aprendizagens realizadas.
O valor do investimento nesta moderna infraestrutura escolar teve o valor superior a 1,5 milhões de euros (valor sem IVA), que obteve comparticipação de Fundos Comunitários.
O novo recinto escolar em construção situa-se no local da antiga escola EB1 da Trofa, que era um equipamento escolar datado do início dos anos 80 do séc. XX, o qual, para além de apresentar desgaste e degradação estrutural, não possuía qualquer sistema de isolamento térmico e de isolamento acústico, dispondo, inclusive, de uma cobertura com amianto incorporado.
Optou-se por proceder à substituição daquela escola, com a construção de um novo edifício energeticamente mais sustentável, para o que foi necessária a aquisição de alguns terrenos adjacentes.
Trata-se de uma construção de raiz, destinada a integrar dois níveis de ensino: pré-escolar e EB.1 e foi projetada tendo em conta o seguinte número de utentes: Jardim-de-infância: 75 crianças (3 salas de atividades); 1.º Ciclo do Ensino Básico: 240 crianças (10 salas de aula), conforme previsto na Carta Educativa.