Promover um envelhecimento ativo e saudável e a socialização, e melhorar a qualidade de vida dos seniores do concelho de Estarreja, é a missão do Festival Sénior. São mais de 15 ações - desde música, dança, cinema, desporto, workshops, visitas guiadas e culturais - que compõem o programa deste evento, que é uma iniciativa do Município de Estarreja em parceria com a Rede Social, integrada no Programa VIVER+. Para participar e usufruir até ao dia 30 de outubro.
Dedicado à população estarrejense com mais de 55 anos, o início desta edição do Festival Sénior é marcado com o Passeio Sénior com destino à Quinta da Malafaia, em Esposende. Esta quinta-feira, 26 de setembro, perto de 1000 participantes terão ainda a oportunidade de visitar a cidade de Barcelos.
A 1 de outubro, Dia Internacional da 3.ª Idade, também comemoramos o Dia Mundial da Música. Todos são convidados a assistir ao concerto comentado "A Música não tem Idade", com o Nomad Duo, no Cine-Teatro de Estarreja, às 14h. Os músicos estarrejenses Ricardo Antão e Jonathan Silva apresentam um concerto comentado, partilhando a sua arte musical com a população sénior. Há cinema em português a não perder também nesta sala. "Podia Ter Esperado Por Agosto", do realizador César Mourão, é a comédia que fará rir todos os amantes da sétima arte no dia 17, às 14h30.
Na manhã do dia 7, todos são chamados a participar numa "Manhã Desportiva", no Pavilhão Municipal de Estarreja. A Biblioteca Municipal convida os estarrejenses a saborear uma chávena de chá enquanto se partilham histórias e memórias nos dias 9 e 30. E ainda a assistir à sessão "Contos de Boca a Orelha" com Cristina Taquelim, no dia 18.
Já no dia 15, os participantes são desafiados a embarcar nas ""Histórias da Ria, canízia e arrozais: uma caminhada pelo BioRia", para descobrirem ou revisitarem a biodiversidade do Baixo Vouga Lagunar.
Há ainda várias visitas culturais guiadas a não perder: pelo circuito de Arte Urbana ESTAU (em autocarro) para conhecer o "museu a céu aberto" estarrejense; à Fábrica da História - Arroz, o novo equipamento cultural da cidade que conta a história do arroz e das gentes de Estarreja; e também à icónica Casa Museu Egas Moniz para conhecer a vida do génio de Avanca.
Neste programa dedicado aos seniores do concelho há ainda matinés dançantes, Jogos com Fronteiras, Bingo da Alimentação Saudável, workshop de danças tradicionais e sessões informativas sobre Segurança da 3.ª Idade no âmbito do programa GNR Apoio 65.
O Município de Estarreja associou-se à Fundação Inatel na promoção do "Passeio de Outono", que se realiza de 29 de setembro a 4 de outubro, com saída de Estarreja e destino a Vila Nova de Cerveira. Os viajantes, que se inscreveram em agosto, vão descobrir os cenários que fazem do Minho um destino natural de eleição em qualquer altura do ano.
Todas as atividades que decorrem ao longo do mês de outubro são gratuitas, mas podem requerer inscrição obrigatória.