O Executivo Municipal discute e aprova, quinta-feira, em Reunião de Câmara, a abertura de procedimento por concurso público para construção do Parque de Estacionamento de apoio à Intermodalidade, no limite Nascente da cidade, junto ao Terminal Rodoviário de Aveiro e à Estação da CP.
São 524 mil euros para criar uma área que funciona como plataforma na promoção da utilização de modos suaves de mobilidade, em estreita relação com a bicicleta e os eixos cicláveis próximos.
Para além da plataforma do estacionamento, prevê-se a continuidade da ciclovia em toda a Rua Artur de Almeida Eça, que fará a ligação entre o Parque de Estacionamento (Zona A) e a Rua do Senhor dos Aflitos (Zona B), a sul.
“O local onde avançará o Parque de Estacionamento automóvel, no terreno do cruzamento entre a Rua de Artur Almeida Eça com a Avenida Vasco Branco, tem em conta premissas futuras que se prendem com a expansão urbana da cidade e simultaneamente com a criação de espaços que surjam articulados quer a Poente, com a Avenida Doutor Lourenço Peixinho e o túnel da Estação da CP, quer a nascente já integrada na nova frente urbana”.
A Norte, a área reservada a estacionamento terá cera de 96 lugares de estacionamento para veículos ligeiros, sendo que dois deles serão para utentes de mobilidade reduzida e 12 lugares para autocaravanas.
A zona de caravanismo estará equipada com uma Área de Serviço de Autocaravanas (ASA), que permitirá o depósito de águas sujas, o reabastecimento de água potável e o abastecimento elétrico destes veículos.
A Sul surge outra zona de estacionamento com lotação para cerca de 179 lugares para veículos ligeiros e quatro lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada.
Na área central da plataforma surge uma zona de atravessamento pedonal e simultaneamente uma zona ciclável, de multiusos e de estar, onde estará disseminado algum mobiliário urbano.
Em ambas as áreas destinadas a estacionamento está prevista uma percentagem de lugares destinados ao carregamento elétrico de veículos.
Na Reunião de Câmara de amanhã, quinta-feira, o Executivo Municipal vai discutir e aprovar o projeto de execução e o procedimento por concurso público para a construção do trajeto ciclável entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Estação da CP, com o valor base de 532 mil euros.
São projetos no âmbito do Peduca.