O Espaço do Cidadão na Câmara de Ílhavo entra em funcionamento na segunda-feira (18). Integrado no Gabinete de Atendimento Geral, o Espaço do Cidadão é um ponto de atendimento de mediação que congrega serviços de diversas entidades, onde o cidadão beneficia de um atendimento digital assistido que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online.
Serão mais de setenta serviços que o munícipe irá encontrar num só espaço, podendo, por exemplo, solicitar a alteração de morada da Carta de Condução, entregar despesas da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, efetuar a alteração de morada no Cartão de Cidadão ou solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença.
Neste novo espaço serão, assim, disponibilizados serviços da Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários (ADSE) e Agentes da Administração Pública, Inspeção Geral das Atividades Culturais, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Instituto da Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, Instituto da Mobilidade e dos Transportes e Agência para a Modernização Administrativa.
O munícipe será atendido por pessoas formadas e credenciadas, designadas de Mediadores de Atendimento Digital, cuja função será servir melhor o cidadão, proporcionando-lhe um modelo de atendimento mais conveniente, rápido e cómodo.
No mesmo espaço passam a conviver o Atendimento ao Munícipe, o Espaço do Cidadão e o balcão da empresa Águas da Região de Aveiro, com horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h00 (aberto à hora de almoço).
O Espaço do Cidadão resulta de um Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Agência para a Modernização Administrativa. Esse acordo prevê a criação de mais três balcões em freguesias do Município de Ílhavo.