Empresas, autarquias e escolas juntas na promoção de um sistema sustentável que garanta o futuro do fornecimento de água, com qualidade e sem falhas, às próximas gerações.
A Escola Secundária de Vagos recebeu o arranque simbólico do projeto 'O Ciclo Virtuoso da Água', desenvolvido pela Águas do Centro Litoral, Águas da Região de Aveiro e pela Câmara Municipal de Vagos.
O Presidente da Câmara de Vagos, Silvério Regalado, diz que os desafios do passado "foram ultrapassados com sucesso até ao fornecimento de qualidade e sem interrupções", mas, pela frente, está o desafio da sustentabilidade dos sistemas. (com áudio)
O Presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Alexandre Tavares, reforça essa visão. Adiantou que, hoje, há indicadores positivos mas que é preciso manter e num esforço gradual que deve merecer envolvimento de todas as gerações. Apelo deixado aos alunos da Escola. (com áudio)
Os convidados da sessão falaram das suas empresas.
A Administradora Executiva da Águas da Região de Aveiro, Filipa Alves, deixou apelo à redução dos descartáveis no consumo da água. (com áudio)
Este projeto de Vagos tem origem na junção das iniciativas 'A minha escola é sem Plástico', iniciativa da AdRA que promove o consumo de água da torneira disponibilizando locais próprios para abastecimento nas escolas secundárias, e 'O Mar começa Aqui, começa em ti', projeto da AdCL que tem por objetivo mudar atitudes e comportamentos relativamente ao que deve e não deve ser colocado na rede de saneamento. Combinados, os dois projetos criam um ciclo virtuoso, atuando a montante (promovendo a água da torneira mais eficiente energeticamente e ecológica) e a jusante (diminuindo o impacto no ambiente do consumo de garrafas descartáveis).