O Embaixador da República Checa em Portugal visitou o Município de Aveiro e a sessão oficial contou com a presença de professores e alunos Checos que estão em Aveiro a aprender a Língua Portuguesa.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, recebeu na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, nos Paços do Concelho, o Embaixador Martin Pohl e um conjunto de professores e jovens estudantes Checos do Ensino Secundário que se encontram neste momento em Aveiro, ao abrigo de um protocolo de intercâmbio que visa a aprendizagem da Língua Portuguesa por alunos da República Checa.
O projeto foi potenciado pelo professor António Laurel, antigo aluno da Escola Secundária Homem Cristo e que se encontra radicado na República Checa, onde leciona Português no liceu Checo, Gymnázium a Střední odborná škola Rokycany.
Este protocolo incluiu assim o Agrupamento de Escolas de Aveiro, a Escola Secundária Homem Cristo e a Escola Gymnázium a Střední odborná škola Rokycany da República Checa, com o apoio do Instituto Camões, Centro de Língua Portuguesa em Praga, República Checa.
Ribau Esteves aproveitou para “transmitir o empenho de Aveiro e dos Aveirenses na construção de uma Europa mais próxima, onde os seus mais de 500 milhões de habitantes partilham dos mesmos valores, na construção de uma território alicerçado na paz entre os povos, na solidariedade, no desenvolvimento e no respeito pela democracia e pelos valores fundamentais da humanidade”.
O encontro teve como principal objetivo o estreitar das relações de amizade entre este país Europeu, os seus Municípios e o Município de Aveiro, com destaque especial para o intercâmbio de jovens estudantes através do programa ERASMUS.
Este encontro revestiu-se, segundo a autarquia, de “particular importância no quadro da ativação de uma Política Municipal de Multiculturalismo no atual mandato autárquico (2021/2025), de forma a acolhermos e integrarmos com mais qualidade os Cidadãos Estrangeiros que escolhem Aveiro para viver”.