A Câmara de Ílhavo inicia na quinta ações de sensibilização sobre a “Proteção de Edificações” e “Limpeza de Terrenos” junto dos munícipes.
É o destaque no programa que assinala o Dia Internacional da Proteção Civil.
Esta quinta-feira, dia 1 de março, comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, que este ano evoca o tema “O Papel da Proteção Civil e das Instituições Nacionais para uma Gestão Mais Eficiente das Catástrofes”.
Sublinha a importância da coordenação de esforços entre os serviços de Proteção Civil e os cidadãos para prevenir e responder à catástrofe de modo eficiente.
O programa prolonga-se até 22 de março através da realização de várias ações de sensibilização à população em geral e atenções centradas nos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais.
A primeira ação decorre na quinta, 1 de março, no Centro Nossa Senhora da Paz em Vale de Ílhavo. Seguem-se ações no dia 2 de março, sexta-feira, no Salão Nobre da JF Gafanha da Encarnação; a 5 de março no Salão Nobre da JF Gafanha do Carmo e a 7 de março na sede da Associação de Moradores da Senhora dos Campos
“O objetivo é alertar para os perigos do absentismo na gestão dos espaços, divulgar a forma de executar a gestão obrigatória, assim como as responsabilidades (e coimas) que serão ativadas a quem não cumprir o estipulado pelos diplomas legais”, esclarece nota da autarquia.
Haverá, ainda, ações de sensibilização para a prevenção contra os incêndios e proteção dos recursos florestais, nas duas Escolas Secundárias do Município de Ílhavo dirigidas aos alunos do 10.º ano.
Estas sessões, às 18h30, contam com a participação dos diferentes agentes (Câmara Municipal de Ílhavo, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Ílhavo).
Será ainda dinamizado um Exercício de Evacuação/Simulacro “Proteção de Pessoas e Bens.