Os deputados do PSD visitaram estabelecimentos e ensino particular e cooperativo com contrato de associação do distrito de Aveiro, tendo constatado que existe “instabilidade” gerada pelo anúncio do fim dos apoios estatais. Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, Colégio de Nossa Senhora da Apresentação (Calvão), Salesianos de Mogofores e Instituto de Promoção Social de Bustos foram as instituições visitadas, havendo nos diversos casos uma preocupação em relação ao próximo ano letivo.
Em causa, a atribuição de apoio financeiro do Estado a estas instituições, posta em causa pelo governo em abril último, o que gerou instabilidade nos estabelecimentos de ensino. A realidade do próximo ano letivo é motivo de preocupação, tendo os parlamentares social democratas assegurado que continuarão a acompanhar a situação.
Recorde-se que no distrito de Aveiro há nove instituições a beneficiar dos contratos de associação, pelo que a aplicação da decisão anunciada pelo Ministério da Educação poderá,segundos os Parlamentares do PSD, “levar ao encerramento imediato ou a curto prazo de parte dos colégios, com o consequente desemprego de milhares de docentes e não docentes”.