Delfins, HMB, Marisa Liz, Air Show e espetáculo noturno inédito celebram o verão em São Jacinto. Câmara investe 245 mil euros na requalificação do Adro da Igreja de São Jacinto.

Concertos, espetáculos aéreos, iniciativas ambientais, culturais, desportivas e náuticas marcam a oitava edição do Festival Dunas de São Jacinto, um evento promovido pela Câmara Municipal de Aveiro que se irá realizar de 23 a 25 de agosto. No ano em que se celebra Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura, a programação do Festival foi pensada para toda a família, com várias atividades gratuitas e para todas as idades, que terão lugar num território caracterizado por uma vasta riqueza natural.

Delfins, HMB e Marisa Liz compõem o cartaz musical. Os Delfins, banda marcante da música portuguesa, irá atuar no último dia do Festival, domingo, 25 de agosto, num concerto agendado para as 18h00 na “Praça Carlos Roeder”, o mesmo local onde antes terão atuado Marisa Liz, na sexta-feira, 25 de agosto, e o grupo HMB no sábado, 26 de agosto, em concertos que terão início às 22h00. Estão ainda programados os concertos de Emmy Curl e de Silly para os dois primeiros dias do evento, às 18h30, no Cais da Rampa.

Um dos grandes destaques será o Aveiro Air Show, na tarde de sábado, que vai concentrar na Baía de São Jacinto diversos pilotos e aeronaves portugueses e estrangeiros, para uma demonstração de voos acrobáticos. A Baía de São Jacinto será também palco do espetáculo noturno de música, lasers, água e luz, em estreia absoluta em Portugal: Atlantid. Estão agendados dois espetáculos: um para o final da noite de sexta-feira, dia 23, e outro a encerrar o dia 24, sábado.

No âmbito da mobilidade, a grande novidade será o “shuttle” 100% elétrico e gratuito que fará a ligação entre a Marginal Frente-Ria (paragem de autocarro de São Jacinto) e a Praia. Uma medida que visa aproximar as duas principais áreas do Festival Dunas de São Jacinto, utilizando um meio de transporte sustentável e amigo do ambiente, com horários de 30 em 30 minutos, das 09h00 às 19h30.

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara de Aveiro, em parceria com a ETE / ETAC / Transdev – AveiroBus, também irá aumentar a oferta de horários na travessia entre São Jacinto e o Forte da Barra nos três dias do Festival. Os veraneantes que se desloquem a pé ou de bicicleta terão 50% de desconto.

Serão três dias repletos de entretenimento e diversão, incentivando o convívio entre a população, os visitantes e as instituições, com um forte envolvimento de toda a comunidade numa iniciativa que é também uma importante ação de promoção de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

 A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu, ainda, avançar com o concurso público de requalificação do Adro da Igreja de São Jacinto, pelo valor base de 245.233,49€.

O Adro da Igreja, que funciona como “Centro Cívico” desta localidade, vai ser totalmente requalificado, entre o Edifício da Junta de Freguesia, o Salão Paroquial e a Igreja, com zonas pedonais, arborização e variação de pavimentos, mantendo o Parque Infantil e uma reforma total da rede de iluminação pública (já executada).