Eventos, concertos para famílias, exposições, homenagens e inaugurações marcam 11 dias de comemoração do Feriado Municipal de Aveiro, entre 4 e 14 de Maio.
Depois de três anos sem se realizar no Edifício Sede da CMA, a Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal volta ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde já não se realizava, desde 2019, devido à pandemia de Covid-19.
A Cerimónia está marcada para 11h30, do dia 12 de Maio, com início na Praça da República, momento que contará com o Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra, seguido, às 11h45, pela Sessão Solene e a entrega das Condecorações Honoríficas Municipais.
A Eucaristia na Sé de Aveiro realiza-se pelas 10h00 e a procissão terá início pelas 16h00 na Sé de Aveiro.
A programação inicia com a Reunião de Câmara Pública, no dia 4 de Maio pelas 15h30, no edifício da nova Escola da Póvoa do Paço e participação do público pelas 17h30.
Dia 06 Maio, será também o momento para se assinalar o Dia Nacional do Azulejo com a realização de atividades dedicadas ao Património Azulejar, destacando-se a visita à obra de intervenção de conservação e restauro do Painel Azulejar dos artistas Jeremias Bandarra e José Augusto, localizado nas escadarias do Mercado Manuel Firmino, com início agendado para as 15h30.
Para dia 13 está agendada a inauguração da requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, enquadrada no âmbito da 2.ª edição do Open City, edição que terá o epicentro de eventos e espetáculos na nova Avenida Lourenço Peixinho.
Trata-se de um investimento da CMA de 4.346.879€, que foi executado pela empresa Manuel Francisco de Almeida.
Open City / Edição Open Avenue contará com a apresentação de múltiplos eventos, num convite para que todos saiam à nova e requalificada Avenida, entre as 10h00 e as 23h00.
Durante o dia 13 a Avenida será palco para artistas, instituições e agentes culturais, numa reunião de música, dança, teatro, cinema, artes visuais e diversas outras áreas, reveladas tanto em lugares convencionais, como em locais improváveis.
A 05 de Maio terá início a edição de Maio do Aveiro Beer Fest no Mercado Manuel Firmino, um evento que juntará dezenas de cervejeiras e com programa próprio, que se estende até dia 07 de Maio.
A dança faz parte do programa com o já usual Encontro com a Dança, com a apresentação de vários grupos de dança de Aveiro. Será no dia 07, domingo, no Centro de Congressos de Aveiro.
Destaque ainda para a realização da Assembleia Municipal Jovem nos dias 9 e 10 de Maio, no edifício da Antiga Capitania, que irá contar com a participação de dezenas de alunos dos Estabelecimentos de Ensino de Aveiro.
De 05 a 12 de Maio, o Convento de Jesus estará aberto ao culto com visitação do Circuito Monumental dedicado a Santa Joana de Aveiro.
A programação inclui as exposições “Aveiro no Feminino: toponímia”, “Os Animais na Arte Nova” e “I Love Aveiro”.
No dia 09 de Maio, abre pelas 19h00, no Museu da Cidade, “Aveiro no Feminino: toponímia”, a primeira de uma trilogia de exposições que pretende contribuir para uma maior visibilidade do universo feminino em Aveiro e do seu papel estruturante na construção da cidade e da comunidade. A presente exposição aborda a temática da toponímia feminina relacionando-a com a ocupação do território, com as vivências sociais do quotidiano citadino e com as figuras que, ao longo do tempo, se destacaram na Sociedade Aveirense.
No dia 10, quarta-feira, pelas 19h00, ocorrerá a abertura da Exposição “Os Animais na Arte Nova” no Museu Arte Nova.
Os animais são frequentemente utilizados como motivo decorativo na corrente Arte Nova, destacando-se as aves e os insetos.
As borboletas e as libelinhas, no universo dos insetos, são muito exploradas devido às potencialidades decorativas das suas asas em filigrana, enquanto que os pavões são atraentes pela sua plumagem impactante e cores vistosas.
São estes os elementos que poderão ser apreciados nesta exposição que poderá ser visitada até ao dia 24 de Setembro.
No dia 11 de Maio, quinta-feira, às 18h30, será inaugurada a exposição a “Exposição “I Love Aveiro”, no Museu de Aveiro / Santa Joana, uma mostra retrospetiva que conjuga memória, contemporaneidade, cultura e criatividade. Ficará patente até ao dia 2 de julho.
Nesta ocasião será apresentado o pré-programa de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.
Na lista de concertos, no dia 10 de Maio, às 21h30, a Orquestra Filarmonia das Beiras atua no Teatro Aveirense.
No dia 11, véspera do Feriado Municipal, terá lugar o Concerto Evocativo à Padroeira da Cidade pela Tuna de Santa Joana, pelas 21h30, na Igreja das Carmelitas.