Ciclaveiro pede aos candidatos autárquicos compromisso com a mobilidade sustentável.

A Ciclaveiro desafia os candidatos à Câmara de Aveiro a dar atenção à mobilidade sustentável apelando a maior abertura na auscultação da sociedade civil.

Sob a forma de Carta Aberta aos candidatos às Eleições Autárquicas 2025, a Ciclaveiro lembra que “tem sido uma voz ativa, construtiva e persistente pela promoção da mobilidade sustentável e ativa no Município de Aveiro”.

“Temos contribuído de forma contínua com pareceres, propostas, sugestões técnicas e visões estratégicas. Fomos partilhando conhecimento, apontando caminhos, alertando para riscos e oportunidades, com um único objetivo: tornar Aveiro uma cidade mais humana, acessível, segura e preparada para os desafios climáticos do presente e do futuro”.

Os documentos produzidos entre 2016 e 2025 continuam disponíveis à espera de novo impulso nas políticas públicas.

Na carta, os ativistas apelam a que o próximo ciclo político “traga uma mudança de postura, mais abertura à participação cidadã e maior ambição na política de mobilidade”.

“Aveiro pode – e deve – ser uma cidade onde caminhar e pedalar sejam escolhas seguras, naturais e acessíveis para todos, desde a infância até à idade mais avançada. Esperamos que o próximo mandato traga finalmente a coragem política necessária para o fazer acontecer”.