A Câmara Municipal de Águeda amplia o apoio prestado na avaliação e acompanhamento psicológico das crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) a todo o concelho, alargando, assim, a parceria estabelecida com as três instituições que cooperam com o Município nesta área: Centro Social e Paroquial da Borralha, Os Pioneiros – Associação de Pais de Mourisca do Vouga e a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga.
O apoio psicológico nas escolas do concelho é realizado através do GAPSI (Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico), num trabalho que envolve técnicos especializados da Autarquia e destes três parceiros.
Este gabinete desenvolve a sua atividade em articulação com as escolas do Concelho visando prestar apoio psicológico a crianças que apresentem problemas emocionais que lhes condicionem, de algum modo, as suas aprendizagens e que desencadeiam, por vezes, comportamentos desajustados.
Os protocolos agora assinados preveem uma maior abrangência geográfica do apoio psicológico prestado e um reforço do trabalho do GAPSI, o que obviamente implicou um aumento da comparticipação financeira para que o serviço possa ser garantido pelas instituições parceiras.
No âmbito deste trabalho e perante a sinalização de crianças que necessitam de intervenção psicológica, têm sido realizados uma média global de 250 acompanhamentos psicológicos a crianças destes dois níveis de ensino.
Segundo os pressupostos dos três protocolos assinados com cada uma das referidas entidades, está previsto que, em caso de necessidade, o apoio psicológico pode ser alargado à população em geral.
Em complemento a este trabalho, de salientar o apoio e acompanhamento das crianças do Pré-Escolar e 1.º CEB que é também disponibilizado pela Câmara Municipal de Águeda ao nível da Terapia da Fala.