Bloco de Esquerda critica as intervenções de Ribau Esteves no Salão Imobiliário de Lisboa.

O Bloco de Esquerda critica as intervenções de Ribau Esteves no Salão Imobiliário de Lisboa.

João Moniz, candidato do BE nas autárquicas de 2025, refere que "sem o querer, Ribau Esteves mostrou as responsabilidades do executivo PSD/CDS na crise da habitação".

O autarca declarou que a pressão sobre o setor está relacionada com a chegada de novos residentes ao país e acentuou a centralidade do investimento privado na resolução do problema da habitação.

Para o BE, as afirmações “retratam as responsabilidades do autarca e da coligação PSD/CDS na crise da habitação em Aveiro”.

“O investimento público da autarquia apenas tem servido para dinamizar e atrair investimento privado, numa lógica de gentrificação, contribuindo para aumentar os preços da habitação”.

João Moniz defende que "é tempo de dar uma volta de 180 graus".

Para o candidato bloquista "Aveiro não pode continuar a ser gerida para servir os grandes interesses do imobiliário". 

"Precisamos de habitação pública, de políticas de regulação, e de uma Câmara que responda às necessidades de quem vive e trabalha aqui e não de quem lucra com a expulsão dos moradores. É também urgente descentralizar o AL e diversificar a oferta turística, para que os benefícios dessas atividades sejam distribuídos de forma mais justa pelo território e os impactos negativos mitigados".