"Enquanto o PSD e o CDS estiveram no Governo a Linha do Vouga foi deixada ao abandono". A acusação parte do Bloco de Esquerda que recorda que "tinham a intenção de encerrar o ‘Vouguinha’, coisa que só não aconteceu porque as populações se opuseram a tal medida".
Para o BE a intenção "tornou-se clara quando na Assembleia da República chumbaram um projeto de resolução do Bloco de Esquerda para impedir o encerramento da Linha do Vouga".
Este comboio serve os Concelhos de Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda e Aveiro. Em comunicado enviado á Redação Terra Nova, repete a intenção da revitalização da Linha do Vouga por considerar que "é importante para a população".
O Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República uma iniciativa legislativa para que a requalificação da Linha do Vouga seja incluída num Programa de Investimentos em Redes Ferroviárias de Proximidade (PIRFP). Com esta proposta o BE pretende que a requalificação da totalidade da Linha do Vouga (incluindo o ramal de Aveiro) "faça parte da reprogramação que é necessário fazer ao programa Portugal 2020/Ferrovia 2020".