O BE já reagiu à declaração de Ribau Esteves sobre a revisão do Programa de Ajustamento Municipal. Diz que confirma que a política de Ribau Esteves é “incomportável para a população”.
O anuncio da revisão surge menos de um ano depois da entrada em vigor do PAM e para o BE “é demonstrativo que este PAM nunca devia ter existido e que a população nunca deveria ter sido sujeita a este esbulho fiscal”.
O Bloco quer a descida imediata do IMI, defende igualmente que os transportes públicos voltem à esfera municipal, com oferta de horários alargada, e espera que a revisão do PAM sirva para “mudar as políticas erradas”.
O Bloco de Esquerda considera ainda errada pretensão da Câmara vender terrenos no valor de 5 a 7 milhões de euros. “Recorde-se que em campanha eleitoral, num dos debates, o candidato do Bloco de Esquerda apontou que o PSD/CDS iria proceder a este tipo de venda anual de património precisamente nestes valores. Ribau Esteves negou e disse que não previam qualquer venda. Nos primeiros meses do novo mandato Ribau Esteves rasga mais uma promessa eleitoral”.