A primeira fase da renovação da Avenida Fernão de Magalhães, na praia da Barra, vai avançar a expensas da Câmara que não vê condições para a candidatura a fundos comunitários.
São 290 mil euros mais IVA, numa obra de 4 meses, que vai transformar a avenida da rotunda da palmeira, perto do Farol, até ao acesso à rua da escola.
A via será estreitada, o estacionamento será paralelo, as árvores renovadas, a iluminação modernizada e os passeios passam a incluir pista ciclável.
A segunda fase de obra, até à pérgola onde estava instalada a ponte para o Forte, será desenvolvida noutro momento assumindo a autarquia que começa “onde há mais movimento”.
Entretanto, a autarquia aprovou abertura de concurso para a obra de renovação do largo da Bruxa na Gafanha da Encarnação.
A autarquia quer retirar os carros daquele local, “zona nobre” da Gafanha da Encarnação, e salvaguardar a área para uso pedonal e ciclável. Projeto que vai apresentar na sexta na celebração do aniversário da freguesia.
Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, explicou que o espaço será dedicado às famílias "para ver o por do sol ou ler um livro". É uma obra de 343 mil euros com proposta de execução de 4 meses.