Aveiro prepara-se para homenagear Girão Pereira com a atribuição do nome do antigo autarca ao arranjo urbanístico na futura rotunda a poente do túnel de Esgueira.
Ribau Esteves fez o anúncio no dia em que inaugurou a rotunda nascente que fica como marca de homenagem ao antigo Bispo D. António Francisco dos Santos, já falecido, e que foi evocado este fim de semana pela Diocese e pela autarquia.
A qualificação daquelas áreas dá solidez ao projeto de alargar a cidade a freguesias que sendo urbanas nem sempre pareciam ter correspondência harmoniosa com Glória e Vera Cruz.
O autarca anunciou a qualificação do túnel de Esgueira com restauro de painéis cerâmicos.
No futiro haverá duas vias de saída no sentido de Esgueira e uma de entrada no sentido Esgueira – Barrocas com pistas para bicicletas e passeios dedicados exclusivamente a peões.
Uma qualificação urbana que vai homenagear aquele que, nas palavras de Ribau, foi o melhor dos autarcas (com áudio)
Na zona da rotunda nascente foram investidos cerca de 1 milhão de euros e a obra foi complementada com elementos escultóricos da autoria de Paulo Neves, em linha com o que tinha sido feito nas restante rotundas da Avenida D. António Francisco dos Santos.
Investimento de 150 mil euros em esculturas em pedra.
O autor diz que o trabalho está feito para que o público o possa avaliar sentindo cada uma das peças e o conjunto dos três arcanjos (com áudio).