Ribau Esteves que raramente quis assumir a comunicação pelas redes sociais assume agora uma nova forma de estar na liderança da autarquia com adesão à rede twitter.
O autarca passa a dispor de conta no twitter. Em dia de apresentação da nova página do município, o autarca deu a conhecer a página do Presidente da CMA no Twitter - @PresCMAveiro – apostado em comunicar com parcimónia (com áudio).
“Este é um importante passo na gestão da comunicação da CMA, com a entrada num novo patamar de proximidade e qualidade da comunicação, e também de divulgação, à escala global, da nova imagem da Câmara Municipal de Aveiro”.
Aveiro acaba de lançar o novo site do município (www.cm-aveiro.pt), e as respetivas aplicações móveis destinadas a munícipes e turistas, disponíveis na App Store e Google Play.
Com um design adaptado à realidade atual, onde a imagem e as hiperligações constantes dão vida à página, e baseado no conceito de proximidade com os cidadãos e versatilidade, o novo site contém 5 áreas principais: Inovação, Investidores, Município, Visitantes e Serviços.
A plataforma está equipada com a inovação responsive, compatível com dispositivos móveis (telemóveis e tablets). E depois deste processo com 11 municípios que renovam páginas a Comunidade Intermunicipal também irá apresentar-se em novo formato.
Apostado na simplicidade é agora possível a todos os cidadãos, entrarem em contacto com a autarquia através do botão “fale connosco!” – presente ao longo de toda a navegação no site – estar a par das últimas notícias, agenda de eventos e atividades dia-a-dia, ou ter conhecimento dos últimos alertas emitidos pela CMA.
Ao mesmo tempo, a App Aveiro (destinada a munícipes) dá a oportunidade a qualquer concidadão de registar com fotografia e texto alguma ocorrência.
O menu de Ocorrências permite desde já o registo específico de problemas relacionados com os Resíduos Urbanos – geridos pela VEOLIA Portugal (com áudio).
Com esta nova App, os seus utilizadores vão poder receber notificações de alertas importantes, emitidos pela Câmara Municipal, aceder aos horários dos autocarros Aveirobus ou estar a par das últimas notícias e eventos relacionados com o Município.
Quanto à App Aveiro Tourism (direcionada para turistas e visitantes), o enfoque vai para a possibilidade de poder ver todos os monumentos disponíveis para visitar na cidade, saber onde comer ou dormir e ter ainda conhecimento do bilhete único de 5,00€ para visita aos Museus de Aveiro.
Esta é uma segunda “digital” marcada, ainda, pelo lançamento da página da candidatura a capital europeia da cultura na plataforma www.aveiro2027.pt
Neste website será possível, desde já, acompanhar a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura de Aveiro, compreender este processo de mapeamento e reflexão, bem como conhecer as propostas que darão corpo ao desenvolvimento cultural do concelho até 2030.
José Pina, programador cultural que gere o Aveirense, assume tratar-se de uma ferramenta importante para manter os cidadãos mobilizados para a candidatura (com áudio)
É também nesta plataforma que todos os cidadãos de Aveiro poderão aderir ao processo, preenchendo o respetivo formulário de participação ou subscrevendo a newsletter.
A plataforma servirá igualmente para dar a conhecer a evolução do processo de construção das diferentes fases da candidatura a Capital Europeia da Cultura, bem como informação relacionada com as cidades que ostentam atualmente aquele título.
O Teatro Aveirense também reforça as presenças na rede com recurso ao Instagram do Aveirense - @teatroaveirense.
“Esta ação visa aumentar a divulgação de todas as atividades que se desenrolam no âmbito do TA, bem como a aproximação a públicos específicos, com interesse em muitos dos conteúdos que são apresentados ao longo do ano”.