O presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto aproveitou a abertura dos trabalhos da Assembleia Municipal para enviar apelo à criação de condições para uma operação fluvial mais fiável nas travessias entre a freguesia e o Forte da Barra.
Arlindo Tavares aponta as paragens regulares por questões técnicas e a falta de fiabilidade nas alternativas entre os problemas a resolver para garantir capacidade de resposta à população residente na Freguesia.
O autarca falou de falhas “mecânicas”, política de transbordos, articulação entre Busway e AveiroBus e deixou apelo à afinação do sistema (com áudio).
Arlindo Tavares deixou, ainda, palavra de agradecimento pela forma como o presidente da Câmara de Aveiro encontrou solução para o quadro de rotura financeira e administrativa na freguesia, criando um plano especial de apoio que permitiu normalizar a gestão.
O autarca adianta que o próprio Tribunal de Contas está mais atento aos processos que envolvem a freguesia (com áudio).
Lembra que até há dois anos houve riscos para a existência da freguesia enquanto entidade com autonomia de gestão, culpando o PS pelo quadro de desequilíbrio financeiro.
Mário Costa, do PS, considerou "caricato" que o ferry elétrico funcione muitas vezes com recurso a gasóleo.
Na resposta, o autarca de Aveiro reconheceu dificuldades nos primeiros meses para consolidar a operação do ferry.
Ribau Esteves diz que fiabilidade melhorou nos meses de verão e voltou a registar paragens acima do normal no final do ano.
Admitiu problemas com a lancha Transria que não permitiu uma solução alternativa às paragens e apelou à compreensão dos utentes tratando-se o ferry de uma embarcação que é um verdadeiro computador a exigir “afinação” (com áudio)
Ribau compreende a contestação popular às questões que continuam a preocupar os fregueses, nomeadamente a mobilidade, mas lembra que em dois anos foi possível resgatar a freguesia ao risco de desaparecimento, e manter investimentos em áreas nucleares como habitação, qualificação urbana e em símbolos como a reserva das dunas.
 
 
